Bailarina promove workshop de dançaÍcone de fechar Fechar

FLAMENCA

Bailarina promove workshop de dança


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A bailarina profissional e professora Carol Robatini comanda um workshop de Dança Flamenca nesta sexta-feira, 28 de fevereiro. O curso será realizado na sede da Companhia de Dança Guto Rodrigues, na Boa Vista, em Rio Preto. O workshop será dividido em duas turmas, uma para iniciantes e outra para pessoas com conhecimento intermediário.

De origem espanhola, o flamenco é um tipo de dança muito democrático. "Independe da idade, do peso ou do gênero, o flamenco é uma dança acessível para todos. Você pode começar a praticar agora, que vai conseguir desfrutar da mesma forma do que quem dança há bastante tempo", explica a bailarina que atua profissionalmente há cerca de dez anos com dança. No ano passado, Carol conquistou o primeiro lugar no concurso de dança Certamen, que integra uma Feira Flamenca, realizada em São Paulo.

Ainda segundo a profissional, além de uma dança, o flamenco é uma ótima opção para quem procura aprender mais sobre diferentes povos.

"O flamenco mistura vários pontos importantes. Ele trabalha a modalidade de dança, ritmo e musicalidade e, além de tudo, o aluno aprende uma outra cultura", explica. Ainda de acordo com a bailarina, essa riqueza cultural é explicada pelo fato de o flamenco ser a mistura de vários povos que se juntaram na Espanha para poder desenvolver e criar essa arte. "Antes de ser uma modalidade de dança, ele era um modo de vida dos ciganos, com uma mistura dos árabes com os povos judeus. Por isso, a pessoa não aprende só a dança, ela aprende sobre a história e se sente inserida nela", destaca.

Apesar de uma arte antiga, o flamenco só se difundiu de forma mais intensa a partir dos anos 1970. No ano de 2010, ganhou o título de patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.

Os benefícios para os praticantes são vários, já que a dança exige uma posição ereta, o que auxilia na correção de problemas de postura. "Ela também ajuda na queima de calorias e auxilia na concentração dos alunos."

Serviço

  • Workshop de dança flamenca. Sexta-feira, dia 28, no espaço de dança Guto Rodrigues. A partir das 18h. Informações e inscrições: (17) 99200-0337