A Secretaria de Estado da Saúde classificou na noite desta quinta-feira, 28, como suspeito para coronavírus o caso do homem que chegou a Rio Preto no último dia 23, vindo do norte da Itália, com resfriado. Segundo o diretor-executivo do Hospital de Base, Jorge Fares, o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado havia, inicialmente, descartado a suspeita. Só depois decidiu que era necessário colher exames. O boletim da Secretaria de Estado inclui um outro caso suspeito em Nhandeara.
De acordo com o secretário de Saúde, Aldenis Borim, o paciente segue em monitoramento e está bem, isolado em casa. A Secretaria de Saúde colheu amostras de sangue e enviou para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Agora, aguarda o resultado dos exames.
Na última quarta-feira, 26, Hospital de Base e Prefeitura divulgaram notas dizendo que não havia suspeitas em Rio Preto – o poder público chegou a chamar de "fake news" qualquer informação que dissesse o contrário, em um texto que estava assinado pela Secretaria de Saúde, porém não havia recebido o aval do responsável pela pasta, que imediatamente pediu que a Saúde divulgasse nova nota, informando que o caso estava sendo monitorado e que o paciente, por ter viajado para uma área de transmissão da doença, tinha epidemiologia para coronavírus.
O promotor Carlos Romani afirmou nesta quinta-feira que abriu procedimento para cobrar da Prefeitura esclarecimentos sobre as medidas adotadas para conter um possível avanço do coronavírus.
O HB foi incluído na lista de instituições escolhidas pelo Estado para integrar o Centro de Contenção do Coronavírus, que conta com outros hospitais do interior, litoral e capital.
- Relacionadas
-
INVESTIGAÇÃO
Rio Preto monitora paciente que veio da Itália com sintomas de resfriado -
ALERTA
Saúde volta atrás e confirma monitoramento de paciente em Rio Preto -
MONITORAMENTO
Paciente de Rio Preto que voltou da Itália com resfriado passará por exames -
CORONAVÍRUS
Rio Preto monitora saúde de paciente vindo da Itália com resfriado suspeito -
MONITORAMENTO
Estado monitora suspeita de coronavírus em Rio Preto
Barretos também tem caso suspeito, diz Prefeitura
A Secretaria de Saúde de Barretos informou que está investigando um caso suspeito de coronavírus na cidade. O comunicado foi feito nesta quinta-feira, 27. Segundo a pasta, a paciente tem sintomas da doença provocada pelo vírus e teve contato direto com uma pessoa sintomática que chegou do Japão há menos de 10 dias.
Por meio de nota, a Prefeitura de Barretos disse que a paciente apresenta sinais clínicos estáveis e, portanto, está em isolamento domiciliar. Ela é monitorada pelos profissionais da Secretaria de Saúde. A pasta afirmou seguir todas as orientações do protocolo estabelecido para a doença, incluindo a coleta de amostras de sangue para análise, e aguarda o resultado dos testes.