IMG-LOGO
Home Sustentabilidade
Sustentabilidade

Tecido feito a partir do abacaxi é usado para confecção de calçados

O Piñatex é feito com aproximadamente 480 folhas de abacaxi que resulta em um metro quadrado do tecido

Jéssica Reis - 18/01/2020 09:20

Já imaginou usar um sapato feito de couro de abacaxi? É isso mesmo, o Piñatex, tecido feito a partir do abacaxi, criado pela designer espanhola Carmen Hijosa, que após anos de pesquisas investimento em tecnologia, encontrou um produto tão resistente quanto o couro de animais e que pudesse ser produzido em larga escala e melhor é uma alternativa sustentável. 

Para a produção do tecido são utilizados em média 480 folhas da fruta, retirados de cerca de 20 abacaxis, o que rende um metro quadrado de tecido. As folhas geralmente são as primeiras a serem descartadas no lixo pelas pessoas.

No Brasil a Insecta Shoes já está comercializando os calçados feitos com o couro do abacaxi. “O Piñatex é flexível, absorve bem as estampas e cores, e pode facilmente ser costurado.”, comenta Barbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes.

Além de evitar a crueldade animal para a produção do couro, o tecido de abacaxi utiliza uma quantidade menor de água e produtos químicos na sua produção, não necessita de fertilizantes extras e surge de uma matéria-prima que seria descartada, sem contar que é um produto vegano e biodegradável.

As oportunidades de emprego geradas pela produção do Piñatex também devem ser exaltadas. O tecido de abacaxi se torna uma fonte de lucro importante para as comunidades, por meio da produção das fibras, é possível produzir a biomassa do abacaxi. Esse é outro subproduto da fruta que pode ser utilizado como fertilizante orgânico ou biogás.

Editorias:
Sustentabilidade
Compartilhe: