IMG-LOGO
Home Sustentabilidade
Sustentabilidade

Produtos sustentáveis: da composição à embalagem

Hábitos que protegem a natureza é hoje sinônimo de beleza

A máxima de que “a beleza vem de dentro” não poderia estar mais em voga como agora. Frase usada para mostrar que os sentimentos e atitudes das pessoas é que tem valor e tornam a pessoa bonita.

A atitude sustentável, mantendo hábitos que protegem a natureza é hoje sinônimo de beleza. Mas a indústria de cosméticos também está contribuindo para que os belos por dentro também sejam bonitos por fora, com cabelos brilhantes, pele iluminada e livre de manchas e espinhas, beleza reforçada por produtos de maquiagem de excelente qualidade.

A rotina de beleza consciente está cada vez mais fácil de manter com os crescentes investimentos em cosméticos naturais, orgânicos ou veganos. São cremes hidratantes, maquiagens, xampus, condicionadores e uma infinidade de produtos feitos com a preocupação em não agredir a natureza, cuidar das comunidades que plantam ou coletam as matérias-primas, considerando até a fabricação e o descarte das embalagens, que devem gerar menos lixo no planeta. “Temos acesso cada vez mais fácil a isso, até em grandes supermercados é possível encontrar marcas que respeitam o meio ambiente e são mais naturais”, disse a biomédica Gabrielle Tosqui Benatti, de Rio Preto, adepta a cosméticos e produtos sustentáveis .

Tudo para fugir dos prejuízos dos cosméticos artificiais, que possuem nas suas composições, substâncias nocivas ao corpo e ao meio ambiente, como parabenos e formol, por exemplo, responsáveis por irritações na pele e alergias. Algumas marcas de creme dental ou creme esfoliante podem conter microesferas de plástico (polipropileno) que parecem inofensivas, mas que são capazes de contaminar rios, oceanos, animais e seres humanos.

Eu que fiz

A beleza sustentável passa muitas vezes por alternativas caseiras, que também podem ser mais naturais e eficientes. “Para esfoliar prefiro usar óleo de coco com açúcar mascavo. Para não ficar o cheiro do óleo de coco, pode aromatizar com óleo essencial, que ajuda também na hidratação da pele”, disse a biomédica Gabrielle Tosqui Benatti, de Rio Preto.

Consumir produtos de lojas locais, feitos artesanalmente, também pode ser uma escolha inteligente, que reduz os danos ao meio ambiente e representa economia de dinheiro. A química farmacêutica e fitoterapeutica Patrícia Oliveira, 44 anos, começou em julho do ano passado a produzir cosméticos veganos. A Bioplanthérapie Cosmética tem sabonetes, xampu e condicionador sólidos, loção hidratante e esfoliantes, tudo com matéria-prima de origem vegetal. “Essas substâncias não poluem o meio ambiente, não agridem a natureza e nem os animais. Já está comprovado serem hipoalergênicos”, disse Oliveira.

Também é possível fabricar seu próprio cosmético e produtos de higiene e cuidados pessoais. A mestre saboeira e técnica química Lê Bottaro, 44 anos, ensina essa arte há 15 anos em diversas cidades do Brasil, e disse ter notado um aumento significativo na procura pelos cursos, especialmente nos últimos dois anos.

“A pessoa quer ter a certeza das formulações que usou. É mais seguro, e mais natural”, disse. “Tem ainda a questão psicológica, a sensação do ‘eu que fiz’, que é capaz de curar até depressão”, concluiu.

NATURAL, ORGÂNICO, VEGANO

Os termos natural, orgânico e vegano servem para definir diferentes tipos de produtos. Todos são naturais, mas um cosmético vegano, por exemplo, não precisa ser necessariamente orgânico. Entenda as diferenças:

Natural - Para ser considerado um cosmético natural, é necessário que traga em sua composição apenas 5% de substâncias artificiais e 95% de ingredientes naturais, como chá-verde, lavanda, camomila, vitamina E, glicerina, açaí, entre outros;

Orgânico - Precisa ter na sua composição 95% de ingredientes orgânicos, ou seja, livre de agrotóxicos, e certificados. Os demais 5% precisam ser naturais;

Veganos - São produtos livres de qualquer substância animal (mel, cera de abelha, sebo animal, colágeno, por exemplo). Esse tipo de cosmético considera também que não tenham sido feitos testes em animais.

ONDE ENCONTRAR

ALMANATI

Marca brasileira de cosméticos naturais e orgânicos. São produtos 100% naturais, com matérias primas de origem orgânica e biodinâmica. A marca promete escolhas conscientes na seleção de ingredientes, em parceiros sustentáveis e embalagens que causam o mínimo de impacto ao meio ambiente.

Loja no Iguatemi Shopping,
www.almanati.com.br

MARIA NATUREZA

É uma das linhas da Salon Line para cabelos. Produtos veganos, sem adição de sal, sulfato, parafina, parabenos, petrolato, silicone, óleo mineral ou conservantes.

Disponível no www.lojadasalonline.com e nas Lojas Lívia, em Rio Preto.

IBIRÁ COSMETIC

A primeira linha de dermocosméticos naturais feitos com a água de Ibirá, rica no elemento vanádio e conhecida pelo poder cicatrizante e rejuvenescedor. Tem produtos para cuidados dos pés e mãos, facial e corporal.

Loja no Balneário Termas de Ibirá e vendas on-line, www.ibiracosmetic.com.br

Editorias:
Sustentabilidade
Compartilhe: