Espaço gourmet: lugar de reunir família e amigosÍcone de fechar Fechar

LAZER

Espaço gourmet: lugar de reunir família e amigos

Área equipada com churrasqueira deixou de ser opcional para se tornar praticamente uma exigência em imóveis de alto e médio padrão


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Ter um espaço gourmet em casa é uma tendência que vem ganhando destaque nos projetos de arquitetura. Nos últimos anos, esse espaço se tornou um ambiente bastante solicitado, principalmente em reformas residenciais, por pessoas que tinham apenas uma churrasqueira ou uma cozinha e agora procuram um espaço mais elaborado para receber suas visitas.

A arquiteta Daiane Paulino explica que, além de uma exigência na escolha de um imóvel ou na construção, este espaço se tornou o ambiente principal da casa e sonho de muitas famílias, já que é uma área destinada ao lazer onde se pode cozinhar, reunir os amigos e descansar. "O espaço gourmet é um local onde as pessoas se reúnem para apreciar uma boa gastronomia, uma bela comida e bebida. Isso porque é um ambiente muito funcional, unindo cozinha, sala de jantar, sala de estar e até sala de jogos em um único espaço integrado", explica.

Daiane afirma também que, em muitas residências, a cozinha tradicional vem perdendo espaço para a área gourmet e que esta tendência está em crescimento. "Esse espaço vem trazendo mais integração de ambientes, onde as pessoas podem compartilhar em um único local diversas atividades e assim ficam mais unidas, por isso a grande procura", explica

Para o arquiteto Matheus Maia, a união dos espaços é uma das vantagens de se possuir uma área gourmet, mas nem todos podem gostar dessa integração. "O espaço que antes teria que ser dobrado para ter os dois ambientes se torna apenas um, gerando uma área bem mais vantajosa na casa, entretanto, algumas pessoas não gostam do cheiro que é dispersado com uma churrasqueira, porém hoje existem tecnologias e sistemas de ventilação que fazem com que toda a fumaça, odor e gordura sejam eliminados", afirma.

Com essa alta procura no mercado, o ramo imobiliário vem se adaptando a essa nova tendência. "Pela alta procura, estes ambientes devem ser obrigatórios em imóveis como aqueles em condomínios fechados", afirma Welson Brandão, corretor de imóveis na Imobiliária Irmãos Ferreira. O corretor Anderson Pereira acrescenta que a procura por essa área é maior em imóveis de médio e alto padrão, no entanto, imóveis de baixo a médio padrão também já estão vindo com esse espaço integrado. "Todos querem ter dentro de sua casa ou apartamento sua própria churrasqueira, sua área voltada ao lazer", afirma.

Espaço ideal

Segundo Daiane, não existe uma regra para determinar qual o tamanho mínimo que este espaço precisa, contudo, recomenda locais acima de 20m² para ter uma melhor circulação e maior conforto. "Evite piso polido. Os porcelanatos em efeito cimento queimado acetinado e régua de madeira são tendências e de fáceis combinações", concluiu.

Para que o espaço traga lazer e seja aconchegante, o arquiteto Matheus também indica que não se abra mão de colocar uma churrasqueira, balcões refrigerados e, se interessar, até um karaokê. "A boa e velha amiga do brasileiro é a famosa churrasqueira! Essa sem dúvidas não pode faltar, assim como uma boa geladeira ou um balcão refrigerado para deixar as bebidas no ponto certo. Banquetas também são indispensáveis para um bate papo entre amigos, assistir um futebol ou cantar junto com a galera do karaokê", concluiu.

Cuidados com a área gourmet

  • Fique atento às posições e quantidade de tomadas para evitar alterações depois da obra já concluída
  • Mantenha uma distância mínima da pia ou churrasqueira até o balcão para que não comprometer a utilização do espaço
  • Utilzie as medidas de 90cm de altura para a bancada e 105cm para o balcão, que é a altura média recomendada para essas peças
  • Utilize pisos e revestimentos que possam ser molhados e que não sejam muito escorregadios

(Colaborou Yasmin Lisboa)