Escritor da região cria universo fantástico com seres místicosÍcone de fechar Fechar

Recriando o universo

Escritor da região cria universo fantástico com seres místicos

Apaixonado por mitologia, morador de Fernandópolis cria universo fantástico com seres místicos e lendários; lançado em 2019, o livro 'Rownsders - Os filhos dos Deuses' ganhará continuação


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Aos dez anos de idade, Walli Silva criou o hábito de reescrever com as próprias palavras as histórias que lia nos livros de ficção e aventura. Com o tempo, o morador de Fernandópolis passou a dedicar-se a elaborar suas próprias estórias fantásticas nas quais explorava as habilidades de seres místicos em realidades distópicas. Atualmente, com 22 anos, o estudante de biologia já é autor de dois livros, um conto e prepara a publicação de sua terceira obra de ficção.

Seu primeiro livro, "Rownsders - Os filhos dos Deuses", foi lançado em fevereiro de 2019 pela editora Skull. A obra se passa em um universo totalmente inédito, criado pelo autor, com seres mágicos e criaturas estranhas. Para isso, foi preciso muita dedicação em pesquisa e, claro, criatividade. O jovem escritor conta que demorou cerca de três anos para completar a narrativa. A obra começou a ser concebida para integrar o universo da mitologia grega, mas o autor decidiu desenvolver algo diferente e criou a mitologia Gamaranta.

A trama acompanha a história de um adolescente chamado Pietro, que aos 15 anos de idade descobre ser um Rownsders. Rownsders são filhos de deuses com seres humanos e, por isso, possuem habilidades especiais. Criado pela tia, depois da morte do pai, Pietro não possui uma relação próxima com a mãe, uma deusa. "Ao descobrir sua origem, passa a viver em uma mansão chamada Blenswi, junto com outros Rownsders. A história gira em torno dessas aventuras dos personagens para destruírem monstros que estão saindo do submundo", explica o autor.

Um dos temas presentes na obra é o fato de os personagens principais serem órfãos. Isso faz com que eles tenham que amadurecer sem a presença dos pais e aprender a conviver como uma família.

Depois de finalizada a obra, Walli começou a procurar por parcerias para que conseguisse fazer a publicação do livro impresso, até que encontrou a editora Skull. "Eu enviei o original e tive um contato depois de 14 dias. No início, a editora ofereceu uma publicação paga, mas como eu não tinha dinheiro para isso, então, eles estipularam uma meta de 50 exemplares na pré-venda. Como eu consegui cumprir essa meta, garanti a publicação gratuita do livro e ainda tenho direito de publicar mais um título pela editora". Walli adianta que a continuação de Rownsders já está pronta e deve chegar os fãs no primeiro semestre de 2021. Enquanto isso, ele já trabalha em outras estórias fantásticas.

Spin-off

Em agosto de 2019, o escritor lançou sua segunda obra de ficção "Seres Encantados do Mar", disponível apenas na versão digital. O livro é um spin-off (história derivada) de Rownsders e se passa debaixo d'água. "O livro é uma história à parte, ela se passa no mesmo mundo de Rownsders, mas apresenta um reino subaquático".

No livro, o autor novamente criou suas próprias criaturas. Algumas foram inspiradas em figuras conhecidas como as sereias e os tritões, que deram espaço para seres como mulher com corpo de golfinho e homem com corpo de tubarão.

"Nesse livro eu faço um cross-over entre as histórias, porque elas se passam no mesmo tempo", afirma. Quando pensou na história, o autor também se preocupou em passar uma mensagem importante para os leitores. "Nesse livro, eu abordei algumas mensagens de preservação ambiental, pois falo bastante da importância de cuidar dos oceanos, por exemplo".

Sinopse

Em um mundo onde o politeísmo está enraizado na cultura mundial, existem os Rownsders, filhos de deuses com humanos. Eles vivem em uma mansão flutuante chamada Blenswi; nela eles aprendem sobre seus poderes e a como usá-los em benefício próprio. Mas estranhas criaturas começam a fugir de Bertwool e nem mesmo o Deus do Fogo está conseguindo contê-los. Cabe aos Rownsders proteger o mundo e livrar a humanidade do caos. Um Rownsders é sequestrado, uma deusa some e um garoto foge de Blenswi. Agora, os Rownsders precisam descobrir o que está causando toda essa confusão.

Serviço

  • "Rownsders - Os filhos dos Deuses", R$ 29,90. Versão Impressa. Disponível no site da Amazon - https://amzn.to/35oqYHu
  • "Os seres encantados do mar", gratuito. Disponível no site da Amazon e Google Place. https://amzn.to/2MR7vbI

Os leitores fãs de literatura adolescente facilmente poderão encontrar referências de obras clássicas do gênero nos livros de Walli Silva. Um grande admirador de escritores como J. K. Rowling, Rick Riordan e Clive Staples Lewis, ele conta que a semelhança entre "Rownsders - Os filhos dos Deuses" e "Os Seres Encantados do Mar" com histórias que se tornaram fenômenos editoriais são os enredos que envolvem aventura, seres estranhos e protagonistas adolescentes. "O livro é inspirado em algumas sagas conhecidas como Harry Potter, Percy Jackson e As Crônicas de Nárnia. Por isso, é possível que o leitor veja alguma referência dessas obras", conta.

Os dois livros publicados por Walli, na versão impressa e na versão digital, fazem parte desse gênero de literatura voltada para adolescentes e jovens adultos.

O mercado editorial de livros para essa fatia de leitores foi justamente impulsionado por "Harry Potter", publicado pela primeira vez em 1997. A história do bruxinho despertou o interesse de crianças e jovens pela leitura e ainda abriu espaço para todo um filão de livros feitos para adolescentes, que vão da fantasia à distopia. Hoje, esse segmento já conta com best-sellers como "Crepúsculo", "Jogos Vorazes", "Divergente" e "Instrumentos Mortais".

Despertar o gosto das pessoas pela leitura e criar novos leitores é um dos propósitos do jovem escritor. Entre os projetos futuros, está a elaboração de um livro pertencente ao universo criado pelo autor, exclusivo para crianças. "Já fui procurado por várias pessoas que disseram ter gostado, principalmente por causa da originalidade e, inclusive, dois youtubers se interessaram e fizeram vídeos com resenhas dos livros, o que para mim foi muito legal", finaliza.

Reprodução

Antes de escrever o primeiro livro "Rownsders - Os filhos dos Deuses", Walli se debruçou sobre o estudo de diferentes mitologias, como a grega, a egípcia e a maia. A extensa pesquisa serviu para que o escritor pudesse criar diferentes criaturas e seres diferentes do que já existem no universo literário e imagético, dando início a uma nova mitologia criada por ele, a Gamaranta.

"Como eu queria desenvolver uma história original, eu demorei bastante para criar meus próprios personagens e criaturas. Por ser um universo totalmente inédito, eu recriei a palavra semideus, batizei de Rownsders", conta o jovem autor.

O interesse de Walli por diferentes mitologias surgiu depois que ele terminou de ler "Percy Jackson - e o ladrão de raios", de Rick Riordan, obra que retrata a mitologia grega no século XXI.

"Meu interesse por mitologia vai além das criaturas fantásticas e dos mitos, mas sim pela filosofia por trás das histórias", conta. "É possível você relacionar muitas coisas dos contos mitológicos com a nossa própria vida pessoal. Principalmente com a mitologia grega, com a qual você consegue compreender a questão do amor, por meio dos mitos, o que nos ajuda a crescermos como pessoas", destaca.