Projeto Cultura no Bosque começa hojeÍcone de fechar Fechar

Catanduva

Projeto Cultura no Bosque começa hoje

Espetáculo 'As Três Palavras Divinas' é estreia do Cultura no Bosque 2020


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A programação do projeto "Cultura no Bosque", de Catanduva, começa neste domingo, dia 12, com a apresentação do espetáculo "As Três Palavras Divinas", da Cia Fora dos Trilhos, grupo formado por alunos das Oficinas Culturais da Estação Cultura, da cidade.

Com texto e direção de Rafael Back, direção musical de Vine Spina e Maju Malavaes, a produção conta a história do sapateiro Simão, que está em busca de dinheiro para sustentar a família. Na jornada, ele conhece Miguel, um anjo que foi enviado por Deus para a Terra com a missão de descobrir o significado das três palavras divinas.

A peça estreou no dia 1º de dezembro no Teatro Municipal Aniz Pachá como resultado das oficinas realizadas no ano de 2019. "O grupo é formado por alunos iniciantes, que tiveram apenas um ano de preparo e agora mostram sua experiência para o público", explica o diretor teatral Rafael Back.

O elenco conta com os atores e atrizes Aline Leite, Marcelo Curan, Pedro Fernando, Emídio Penariol, Sarah Silva, Luana Scandelai, Mariana Marques, Aline Lopes, Vitor Rosa, Iara Raiany, Rondon Neto, Ana Lys Malerba, Lavínia Galhardo, Victoria Souza, Beatriz Fascini e Marcelo Palosque.

"A proposta de encenação e os figurinos dessa apresentação são baseados na festa de Folia de Reis, uma tradicional expressão cultural da nossa região. No espetáculo, a gente usa essa transição entre o Natal e a Folia de Reis como forma de resgatar essas tradições", destaca Back. Ele ainda afirma que a linguagem da cultura brasileira é bastante presente em seus projetos teatrais.

Ainda segundo o diretor, o projeto "Cultura no Bosque", é uma importante oportunidade para que artistas iniciantes possam se apresentar para o público. "Esse projeto dá oportunidade para quem está começando e para grupos profissionais. Esse intercâmbio e troca de experiências é muito interessante e ajuda muito no desenvolvimento dos artistas". 

Rafael Back também está à frente do grupo teatral Cabrabão, que apresentará o espetáculo Gonzaga para Crianças, no dia 19 de janeiro. A peça estreou no ano passado, no Sesc, e terá sua segunda apresentação durante o projeto.

Cultura no Bosque

As apresentações são realizadas aos domingos, nos meses de janeiro e julho, no Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner. No total, serão seis espetáculos, divididos para serem apresentados nos meses de janeiro e julho. A programação é gratuita e voltada para o público infantil e adulto.

As peças foram escolhidas por meio do edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura. A Comissão de Seleção de Projetos Técnicos definiu quatro propostas, de três proponentes. Para compor a programação, crianças, adolescentes e adultos do Programa de Oficinas Culturais da Estação Cultura também vão se apresentar.

Segundo a organização, o projeto tem o objetivo de estimular a produção e apreciação das artes no município. As exibições começam sempre às 15 horas, mas antes, a partir das 13h30, o público poderá participar das atividades do "Cultura Móvel", veículo que leva as Oficinas Culturais de artes diretamente ao Zoológico.

Serviço 

  • Apresentação espetáculo "As Três Palavras Divinas", da Cia As Três Palavras Divinas". Domingo, dia 12, às 15h. Local: Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner.

     

Janeiro

12/01

  • As Três Palavras Divinas
  • Cia Fora dos Trilhos

16/01

  • Ciranda das Seis Cordas
  • Grupo Brincando e Aprendendo

19/01

  • Gonzaga para Crianças
  • Grupo Cabrabão

Julho

12/01

  • O Mistério da Feiurinha
  • Cia Fora dos Trilhos

19/07

  • Cangaço a Vapor
  • Grupo Cabrabão

26/07

  • Histórias Aleatórias
  • Núcleo Condão