Cias de teatro são selecionadas em editalÍcone de fechar Fechar

TERRITÓRIO SESI

Cias de teatro são selecionadas em edital

Grupo Cia Cênica teve três peças selecionadas e Cia dos Pés teve uma


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Duas companhias de teatro rio-pretense tiveram peças selecionadas pelo Sesi para serem encenadas em teatros da entidade durante 2020, por meio do edital Território Sesi-SP de Arte e Cultura. São eles os grupos Cia Cênica de Teatro e a Cia dos Pés.

A Cia Cênica teve três espetáculos aprovados em diferentes regiões do Estado. O espetáculo "Oi, Lá Inezita!", que estreou em 2018 e foi inspirado na vida e obra de Inezita Barroso (1925 - 2015) foi um dos selecionados. A peça recebeu a aprovação dos polos 5, região de Rio Preto, e 7, da região de Campinas. Isso significa que a peça poderá ser encenada em uma ou mais cidades da região na qual foi selecionada, mas não necessariamente em todas. O polo de Rio Preto também compreende as cidades de Birigui, Araçatuba, Ourinhos, Marília e Presidente Prudente. "Oi, Lá Inezita!" relembra a artista que ficou conhecida nacionalmente por sua voz, viola e pelos sotaques regionais reproduzidos em suas interpretações e trabalho, como no programa Viola, Minha Viola.

Os outros espetáculos selecionados foram "Terra Abaixo, Rio Acima", aprovado para a região de Osasco, e "Virado à Paulista", que poderá ser apresentado na região de Araraquara.

"Terra Abaixo, Rio Acima" tem como principal referência a trajetória de Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, líder religioso da antiga Rubineia que, na década de 1970, organizou e conduziu o "Exército da Força Divina", movimento popular cujo intuito era impedir, por meio da fé, que o lago formado com a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira, no rio Paraná, fizesse desaparecer sua cidade.

Em "Virado à Paulista", o grupo presta uma homenagem ao samba paulista, seus compositores e intérpretes.

O espetáculo selecionado da Cia dos Pés é o "Expresso Caracol", que estreou em 2012 e acumula centenas de apresentações em todo o Estado. A peça mostra um caracol, casa e o coração, que carrega consigo um palhaço e uma bailarina que, dispensados do circo e da cia. de dança onde trabalhavam, vão de vilarejo em vilarejo, ou de país em país, num piscar de olhos, atrás de seu público. A peça foi aprovada para ser apresentada nos polos 2 e 5, Rio Preto e Campinas, respectivamente.

Edital

O Edital Território Sesi-SP de Arte e Cultura tem como proposta o fortalecimento da produção artística do interior e da capital paulista, promovendo a manutenção dessas práticas, com suas características regionais, e a possibilidade de divulgá-las para outros públicos. O edital de 2020 teve, ao todo, 14 mil projetos enviados. 

Os selecionados, após negociação de cachê, vão fazer parte da programação cultural de 2020 das unidades do Sesi espalhadas por todo o Estado de São Paulo, o que inclui Centros de Atividades e Estações de Cultura. O edital abrange três linguagens artísticas (artes cênicas, música e literatura) e sete polos regionais, que dividem as cidades onde as atrações poderão se apresentar.

Em 2018 foram realizadas 724 apresentações do Território de Arte e Cultura do SESI-SP, artistas e grupos que se inscreveram neste mesmo edital em 2017 e mobilizaram um público de mais de 165 mil pessoas nas unidades da instituição.