AACD retoma atividades após queda de tetoÍcone de fechar Fechar

Estragos

AACD retoma atividades após queda de teto

Chuva forte de domingo derrubou o forro da recepção; ninguém ficou ferido


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Jardim Tarraf 2, em Rio Preto, retoma nesta terça-feira, 14, os atendimentos aos pacientes com deficiências físicas e intelectuais, que foram suspensos depois de a forte chuva da tarde de domingo, 12, ter derrubado o teto da recepção. Algumas salas ficaram alagadas. Ninguém se feriu.

De acordo com a presidente voluntária da AACD, Adriane Cirelli, o seguro leva 20 dias para analisar o contrato e definir o que será pago, mas por causa do atendimento aos pacientes não é possível esperar esse tempo. O conserto deve ser feito em um tempo menor, por isso a instituição está aceitando doações. Depois, o valor será reembolsado pela seguradora, mas não de forma integral.

Foi possível salvar os monitores e os gabinetes dos computadores. "Queimaram dois teclados, as mesas ficaram destruídas. Conseguimos fazer a limpeza da sala. Vai fechar temporariamente, tentamos com lona, mas não ficou muito firme, os funcionários vão tentar com tapume", afirma.

O primeiro orçamento do conserto do forro ficou em R$ 800, porém para arrumar os vidros que cobrem a fachada serão necessários cerca de R$ 20 mil. "A gente está avaliando se substitui o vidro ou se fecha com painel de concreto para ficar mais em conta". Por dia, a AACD atende 120 pacientes de Rio Preto e cerca de 200 cidades. Todos que estavam com visita marcada para esta segunda-feira foram avisados sobre o ocorrido.

Adriane conta que a cena de destruição causa impacto, porém quando a equipe analisou a situação chegou a agradecer pelo fato de a queda do teto não ter acontecido de segunda a sexta-feira, quando os pacientes são atendidos. "Houve uma proteção de vidas humanas. A área mais atingida foi onde ficam as recepcionistas. Teve vidro que quebrou e que caiu inteiro. Caiu um vidro inteiro bem onde elas sentam. Se tivesse acontecido no dia do atendimento com certeza teria machucado pessoas, porque é uma área de circulação, onde se concentra o maior número de pessoas que estão aguardando atendimento."

A presidente também destaca o empenho da equipe de funcionários e voluntários que limparam o ambiente, recolheram os destroços e ajudaram a fechar temporariamente a sala, até que a reforma seja feita. "Pessoas que se prontificaram, levaram rodo e vassoura de suas casas. Todo mundo arregaçou as mangas para poder limpar as salas, puxar água das salas inundadas."

Depósito em conta bancária

  • Razão social: ARCD Associação de Reabilitação da Criança Deficiente
  • CNPJ: 10.381.764/0001-28

Banco Bradesco

  • Agência 2886-0
  • Conta corrente 11454-5

Caixa Econômica Federal

  • Agência 0631
  • Conta corrente 1100-8

Como doar produtos ao Bazar

Entre em contato pelo telefone (17) 3201-1510 ou pelo e-mail [email protected]. Também é possível levar diretamente à instituição, que fica na avenida da Luz, 2525, Jardim Tarraf II