Segunda fase da Fuvest começa neste domingoÍcone de fechar Fechar

VESTIBULAR

Segunda fase da Fuvest começa neste domingo

Lista dos aprovados da 1ª chamada será divulgada no próximo dia 24 de janeiro


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Quem pensou que a maratona de vestibulares terminou está enganado. Acontece neste domingo, 5, e nesta segunda-feira, 6, a segunda fase da prova mais concorrida do Brasil: o temido e desejado vestibular da Fuvest, que oferece vagas para estudar na Universidade de São Paulo (USP).

Na região, 836 candidatos farão a maratona de dois dias de provas em Rio Preto. A cidade é a única do Noroeste paulista onde as provas serão aplicadas.

Neste domingo, os candidatos vão encarar dez questões dissertativas de português e a redação. Já na segunda-feira, é a vez de 12 questões de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato no momento da inscrição.

Em ambos os dias, os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h, quando tem início a aplicação das provas, que possuem duração de quatro horas na segunda fase.

Entre os cursos mais concorridos neste ano no vestibular da USP estão Medicina, seguido de Psicologia e Relações Internacionais. Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas para 106 carreiras de graduação.

Dos 129.148 inscritos, apenas 34.924 passaram para a segunda fase. Em Rio Preto, 2.624 candidatos fizeram a prova da primeira fase no final de novembro.

A lista dos candidatos aprovados na primeira chamada do vestibular será divulgada no dia 24 de janeiro.

Vale lembrar que candidatos também podem tentar ingressar na Universidade de São Paulo (USP) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa oferece vagas para universidades públicas por meio da nota do Enem. O período de inscrições para o Sisu acontece entre os dias 21 e 24 de janeiro, após serem divulgadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o candidato que realizará a segunda fase da Fuvest, é necessário levar um documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul. Água e alimentos leves também podem ser consumidos durante a prova.

Unicamp

Na semana que vem, entre os dias 12 e 13 de janeiro, acontece a segunda fase do vestibular da Unicamp. Este ano será a primeira vez que as provas dessa etapa ocorrerão em dois dias, antes as provas eram aplicadas em três dias. Rio Preto também será uma das cidades com provas.

 

Cronograma

  • 5 e 6 de janeiro - Provas de 2ª Fase
  • 24 de janeiro - Divulgação da 1ª Chamada
  • 25 a 28 de janeiro - Período da Matrícula Virtual da 1ª Chamada
  • 31 de janeiro - Divulgação da 2ª Chamada

Horário

  • Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. A duração da prova é de quatro horas na 2ª fase

O que levar

  • Documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul. É permitido o uso de lápis para rascunho e de borracha, apontador e régua transparente

Proibido

  • Não é permitido utilizar ou manipular aparelhos celulares. Os relógios não poderão ser usados