Crianças se divertem nos últimos dias de colônia de fériasÍcone de fechar Fechar

DIARINHO

Crianças se divertem nos últimos dias de colônia de férias

Crianças aproveitam as férias para brincar em projeto da Associação Anjo da Guarda


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O período de descanso escolar está chegando ao fim, mas a diversão nunca acaba no universo infantil. Entre brincadeiras, esportes, passeios e muito aprendizado, a turminha de crianças que participaram do projeto de colônia de férias da Associação Anjo da Guarda de Rio Preto viveu uma experiência única, repleta de momentos felizes.

Desde o dia 6 de janeiro, os 133 pequenos, que possuem entre 6 e 14 anos, aproveitaram para fazer todas as "criancices" possíveis. Yasmim Eduarda Pereira de Azevedo, de 10 anos, frequenta a associação há cinco anos e acredita que o mais importante é estar com outras crianças da mesma faixa etária. "É maravilhoso aprender a conviver com outras crianças, pois conseguimos nos comunicar uns com os outros e entender melhor as diferenças. A gente retribui amor, tanto para os amigos quanto para os funcionários", afirma.

Ana Júlia Trindade, 7 anos, já tem um objetivo na vida: ser artista plástica quando crescer. A pequena adora as atividades de artes, que libertam a criatividade e a imaginação da criançada. Uma missão foi dada para todos: pintar os pneus que decoram o jardim, a fim de deixar o local mais bonito quando receberem as outras crianças depois das férias; e a Aninha se divertiu, mergulhando no paraíso das tintas e dos pincéis.

O local também é especial para aqueles que gostam de praticar esportes. Segundo Eduardo Angelino dos Santos, de 9 anos, o melhor é poder brincar de bola queimada e futebol com os amigos. "Eu prefiro vir pra cá do que ficar em casa no celular", disse o menino.

A Associação Anjo da Guarda está com o projeto de colônia de férias durante o descanso escolar, mas funciona o ano todo, acolhendo crianças de segunda a sexta-feira. Maria Clara Pires de Oliveira, 9 anos, participa do projeto todos os anos no mês de janeiro, visto que a mãe trabalha e não tem com quem deixá-la.

A coordenadora pedagógica Márcia Denise Esteves Andreu conta que foram proporcionadas visitas no zoológico municipal, no parque ecológico, no planetário e em uma chácara com piscina. Além disso, atividades como aulas de dança e música, reforço escolar, plantio de flores e cuidado com o meio ambiente também foram trabalhadas com as crianças. "A importância primordial do projeto é não deixar as crianças expostas aos perigos da rua. Os pais ficam tranquilos ao deixar os filhos aqui quando vão trabalhar", afirma a coordenadora.

Desde 1995, o projeto acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, oferecendo proteção e aprendizado. A associação conta com parceria da Prefeitura de Rio Preto, além dos voluntários que ajudam com doações. Qualquer pessoa pode colaborar doando brinquedos, roupas, alimentos ou dinheiro. Para doar, é necessário ir até o local ou ligar no telefone (17) 3363-4589.

(Colaborou Ingrid Bicker)

 

Álbum de família

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

Cabelos brancos

A filha pergunta para a mãe:

Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe?

Cada vez que você faz algo errado, um de meus cabelos fica branco.

A menina pensa e pergunta:

O que você fez pra vovó estar com todos os cabelos brancos?

Empatados

Dois patos decidem apostar uma corrida.

O primeiro pato sai na frente e pensa que vai ganhar.

O segundo aumenta a velocidade e consegue alcançar o outro.

Então, juntos eles dizem:

Que incrível! Nós estamos "empatados".

Música

Crianças e jovens que querem aprender a tocar algum instrumento musical podem se inscrever no Projeto Guri, que tem unidades em Rio Preto e região. São mais de 30 opções de cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 18 anos. As inscrições são feitas nos polos de cada cidade e vão até 28 de fevereiro.

Espetáculo

A família toda pode aproveitar o domingo, dia 2, assistindo ao espetáculo Atul, The Indian Mestre no Sesc de Rio Preto às 11h. Trata-se de um mágico de circo que apresenta suas destrezas, como encantamento de cobra, levitações e transmutações.

Slime

Famosas e queridinhas dos pequenos, as slimes chegaram ao Riopreto Shopping para deixar as férias da criançada ainda mais animadas. Neste sábado e domingo, dias 1º e 2, o local conta com um espaço especial para despertar a criatividade na montagem de novas slimes.

Reprodução

ABC do Bita

Com uma interface simples, cheia de ilustrações e animações, o aplicativo ABC do Bita auxilia a criançada no aprendizado do alfabeto e da relação das letras com as palavras. É ideal para os pequenos que estão iniciando a fase de leitura e escrita. Na versão gratuita, o app é limitado até a letra 'G'.

 

Reprodução

O desenhista

Autor: Elias José

Ilustrações: Rogério Coelho

Editora: Paulus

Papel e giz de cera ou lápis de cor são o suficiente para tornar qualquer um o dono do mundo e permitir que voe para muito longe na imaginação. O livro "O desenhista" ajuda na criatividade e na percepção de mundo das crianças, mostrando como a arte nos leva a diversos lugares, mesmo sem sair de casa.