Natal de bem com a mesaÍcone de fechar Fechar

Alimentação

Natal de bem com a mesa

Moderação é a principal receita para uma ceia saudável


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O Natal, celebrado nesta quarta-feira, dia 25, é sinônimo de família reunida e mesa farta. Doces, massas, carnes; um verdadeiro festival de gostosuras. O que geralmente passa despercebido nessa época são as calorias ingeridas em cada refeição. Em função de toda essa euforia, é muito comum as pessoas exagerarem no consumo. No entanto, com o prazer das guloseimas natalinas, vem a culpa dos quilinhos a mais.

As comidas mais calóricas estão liberadas, porém deve haver um equilíbrio. "É um dia de festa e não uma alimentação cotidiana. Por isso, pode, sim, comer algo mais calórico. Contudo, é necessário moderar nas porções e mesclar com alimentos saudáveis, como frutas, sucos naturais, além de cuidar da hidratação" diz a nutricionista Cintya Bassi.

O ideal é que a dieta seja equilibrada durante o ano todo, assim não será um dia comendo um pouco mais que trará consequências ruins ao organismo. "Experimente pequenas porções dos pratos que mais gosta e priorize o preparo dos alimentos com produtos frescos e naturais em vez de industrializados", sugere ainda. Outro ponto importante é se alimentar ao longo do dia para evitar a falta de controle à noite nas ceias.

"Apesar da data festiva, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer a ceia, principalmente se doenças crônicas como hipertensão e diabetes forem recorrentes", explica a professora de gastronomia e nutrição Edeli Abreu. "Substituindo alguns alimentos, podemos montar uma ceia mais nutritiva, sem deixar o sabor e toque do Natal de lado", explica a nutricionista Sulanne Oliveira.

Evite os excessos

Evite carnes gordas (pernil de porco, costela e picanha), além de frituras e maionese. "O excesso de condimentos que contenham sódio, como o sal e temperos industrializados, também é motivo de atenção. Mesmo com a recomendação que vai contra os 'preferidos' do fim de ano, como panetone, rabanada, sobremesas doces e bebidas alcoólicas, é possível atenuar esses excessos apenas modificando as receitas", sugere Edeli Abreu.

"As frutas oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e pistache são ótimas fontes de nutrientes. Além delas, as frutas secas e desidratadas também são nutritivas. Quanto às carnes, prefira magras, como lombo, peru, frango e peixes. O arroz, se possível, substitua o comum pelo integral", recomenda Cintya Bassi.

Evite ou consuma com moderação refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois possuem alto valor calórico e nenhum benefício nutricional, com exceção do vinho.

A sobremesa é a hora da tentação mais difícil de resistir. Prefira a sua favorita, mesmo assim de maneira moderada. Caso vá preparar os doces do fim de ano, procure cozinhar os menos calóricos, como a rabanada assada em vez da frita e o chocolate com maior concentração de cacau.

  • Salpicão de frango: Acrescente ao prato um mix de folhas e, para deixá-lo mais leve, tempere com molho de iogurte. O frango já é uma carne menos gordurosa, ainda mais se partes como o peito forem usados na receita. Combine com maçã, cenoura e vagem, em vez de exagerar na quantidade de batatas. Por fim, para uma cobertura crocante, troque a batata palha por nozes picadas;
  • Rabanada: Substitua o pão branco por pão integral, depois passe no leite desnatado e no ovo batido. Grelhe em uma frigideira antiaderente, misture canela com adoçante em pó (no lugar do açúcar) e polvilhe sobre a rabanada;
  • Bebidas: Para substituir bebidas como refrigerantes, prepare água aromatizada com limão siciliano e Taiti. Água de coco, suco de frutas natural e chás gelados - adicionados de gengibre - são boas opções;
  • Base das refeições: Para evitar um consumo pesado, dê preferência, sempre, às carnes magras, assadas ou grelhadas, acompanhadas de arroz e massas integrais.

Ingredientes

  • 1 peru inteiro
  • 200g de tomate seco
  • 200g de rúcula
  • 250g de queijo de búfala

Molho

  • Suco de fruta de sua preferência, por exemplo, laranja. Ervas finas de sua preferência, por exemplo, salsa, orégano, manjericão, manjerona, alecrim e/ou tomilho

Modo de preparo: Tempere o peru ao seu modo. Faça pequenos furos com o auxílio de um garfo e recheie com os ingredientes. Enrole o peru em papel-alumínio e deixe assar por uma hora. Vá regando-o com o molho de 15 em 15 minutos. Adicione o restante do molho e sirva.

(Por Sulanne Costa, nutricionista)

Ingredientes

  • 2 pacotes de biscoito de chocolate sem recheio, integral
  • 2 colheres de margarina light
  • 1 lata de creme de leite light
  • 1 lata de leite condensado light
  • 200g de chocolate branco diet
  • 300 ml de leite desnatado
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 50g de açúcar light
  • 2 xícaras de morangos lavados e picados

Modo de preparo:

Triture o biscoito, misture com a margarina derretida e com a massa forre um refratário. Leve ao forno médio por aproximadamente cinco minutos. Após, prepare o creme branco, misturando primeiramente o creme de leite e o leite condensado em fogo baixo, depois acrescente o amido de milho dissolvido no leite ainda frio. Mexa até engrossar. Em outra panela, derreta o chocolate em banho maria e acrescente ao creme branco ainda quente. Por último, coloque o açúcar e mexa até homogeneizar. Despeje o creme branco sobre a massa de biscoitos e, quando estiver frio, jogue os morangos por cima. Leve à geladeira.

(Por Cintya Bassi)