Festas com treinoÍcone de fechar Fechar

Fitness

Festas com treino

Aproveite o período para treinar em casa e manter a forma


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Você gosta de se exercitar com regularidade, mas não precisa sentir-se culpado e pode encarar esses dias de festas de fim de ano de uma forma divertida e leve, sem perder todo o esforço feito na academia durante o ano inteiro. Com pequenas adaptações, seja onde for, é possível curtir a praia com aquela caipirinha, participar do churrasco com os amigos e das happy hours, fazer aquela viagem especial ou somente descansar, sem colocar a perder tudo o que foi conseguido durante o ano: a saúde e o bem-estar conquistados com muita dedicação através de uma alimentação saudável e atividades físicas.

A boa notícia é que você pode se exercitar fora da academia e ter resultado. O coordenador de corrida Vilson Borges aconselha alguns movimentos que podem ser feitos em casa e que não exigem muito tempo. "É natural que nesta época de férias as pessoas quebrem a rotina da atividade física por não ter nos destinos de viagens estrutura e ambiente para dar continuidade aos exercícios mais simples como caminhada, corrida, esteira e até mesmo atividades como hidroginástica ou natação, já que muitos hotéis contam com amplas piscinas e programações interativas para que os hóspedes não fiquem parados", explica o educador físico Marcelo Santana.

"As pessoas se preocupam muito com saúde e estética e não querem jogar fora a oportunidade de manter o corpo mesmo nas férias, por mais difícil que seja", explica.

Invista na caminhada

Muita gente deixa de fazer caminhada ou corrida nesse período de festas, mas são atividades que podem fazer a diferença. "Especialmente nas férias, as pessoas podem incluir a caminhada (uma hora para quem está adaptado e 30 a 45 minutos para quem não está acostumado) e corrida na programação de lazer, além de aproveitar a piscina para completar o treino de férias", diz. A piscina oferece possibilidade de exercícios completos, que envolvem grandes grupos musculares e com expressivo gasto calórico.

  • Para o peito: Flexão ou supino;
  • Para as costas: Barra fixa, pulley ou remada;
  • Para pernas: Agachamento livre com halteres mesmo com barra ou passadas;
  • Para bíceps e tríceps: Use halteres.

Fonte: Marcelo Santana

  • 1. Pular corda- Não realize saltos altos, pois você pode não conseguir manter uma frequência boa, machucando os joelhos e as costas. Saltos curtos resultarão em uma velocidade ideal;
  • 2. Agachamento- Para início, faça um agachamento completo até o chão ou sentando em uma cadeira. Os pés devem ficar na largura do quadril ou ligeiramente afastados em uma posição confortável. O segredo é iniciar o movimento projetando o quadril para trás como se estivesse sentando em uma cadeira;
  • 3. Burpee-- O exercício é uma combinação de algumas posições. Inicie em pé e, em seguida, deite na posição de um apoio de frente, voltando a posição de pé com um salto batendo uma palma acima da cabeça. Quanto mais rápido for executado, mais intenso se tornará o exercício;
  • 4. Apoio de frente (tocando o peito no chão)- Inicie com o peito em direção ao chão, braços estendidos e pontas dos pés em contato com o chão na largura do quadril. Na execução deste exercício, deite no chão encostando todo o corpo no solo e retornando à posição inicial. Caso fique difícil, pode-se iniciar com os joelhos no chão, isso diminuirá a dificuldade e a sobrecarga.

Fonte: Vilson Borges, coordenador de corrida