Dia da Gratidão no Brasil é celebrado nesta segunda-feira Ícone de fechar Fechar

ESPIRITUALIDADE

Dia da Gratidão no Brasil é celebrado nesta segunda-feira

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Você tem motivos para agradecer? Certamente a resposta será positiva, afinal, todo mundo tem. Tanto que nesta segunda-feira, 6 de janeiro, é comemorado no Brasil o Dia da Gratidão, coincidindo com o Dia de Reis. A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos. Nesse dia dedicado ao agradecimento, devemos expressar gratidão por tudo o que somos e temos, por aquilo que nos acontece de bom e pelos desafios com os quais nos deparamos.

Gratidão que vem da palavra do latim "gratia", que significa "graça". "Tanto as más como as boas experiências trazem aprendizados e têm a sua graça. Dessa maneira, a gratidão passa a ser uma virtude que alimenta um senso de oportunidade para expressar seu agradecimento", explica o psicólogo Eraldo Melo. O ato é tão importante que foi estabelecido também 21 de setembro como "Dia Mundial da Gratidão".

Agradecer é um exercício que traz muitos benefícios, pois desperta em cada um de nós uma atitude positiva com relação à vida e nos fortalece para os momentos de dificuldades. "Ao mudar a percepção sobre os acontecimentos diários, o ser humano é capaz de gerar sentimentos equivalentes. Esse processo leva o indivíduo a agir de forma diferente do habitual. As novas ações criam hábitos, os hábitos geram atitudes que definem destino", explica a psicóloga Márcia Luz, autora do livro "Minuto de Gratidão" (ed. Luz da Serra). O que a gratidão faz é mudar o seu foco. "Deixa de prestar atenção aos obstáculos e enxerga as oportunidades; para de reclamar e começa a agradecer", escreve.

A gratidão é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, uma vez que só agradecemos aquilo que é valioso para nós. "O exercício da gratidão pode te ensinar muito sobre quem você é. Separe um momento no seu dia, pode ser antes de dormir, e agradeça ao menos cinco coisas indispensáveis da sua vida. Podem ser coisas grandes, ou pequenos sabores de felicidade que você viveu ao longo do dia", explica o coaching de vida e carreira Lucas Fonseca.

"Seja profundamente grato por tudo o que lhe acontece, do ar que você respira a tudo que já conquistou, pelo apoio, dedicação, compromisso e parceria das pessoas importantes para a sua vida", diz a psicóloga Fernanda Tochetto.

Fluxo poderoso

Agradecer é sintonizar-se com um fluxo poderoso de vibrações elevadas. "A pessoa que se mantém grata atrai mais situações e acontecimentos para continuar exercitando a gratidão. Pratique-a todos os dias", explica o terapeuta e escritor Bruno Gimenes.

Semeie gratidão em seu coração

Não deixe de reconhecer a graça de cada dia. "Um dos hábitos mais poderosos que todos precisamos desenvolver é o de cultivar a gratidão. Chamamos de gratidão decrescente quando passamos a considerar banal aquilo que já possuímos, mesmo que um dia tenhamos lutado muito para conquistar", diz o escritor Fábio Teruel, autor do livro "Livre Para Voar" (ed. Sextante). O problema, segundo ele, está em você. "Quando você fica chateado porque seu dia foi ruim, na verdade o dia não foi ruim: você é que não conseguiu ver o que havia de bom nele. Esse é um dos motivos por que tantas pessoas são depressivas e não veem sentido em nada. Quanto mais vão vivendo, mais a gratidão e a alegria pelos dons que possuem e pelas bênçãos já recebidas vão diminuindo", complementa. Pare de olhar só para o que você não tem. Nunca deixe de ter gratidão pela vida. Você não tem de ficar perseguindo momentos extraordinários para encontrar a felicidade. Ela está bem aí na sua frente.