SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2021
Cartas do leitor

Dengue

Claudia PaixãoPublicado em 03/12/2019 às 21:40Atualizado há 08/06/2021 às 02:06
[object Object]

(@ramedefelix)

Estamos próximos do verão e do período de chuvas e, com isso, tornam-se mais favoráveis as condições para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses importantes como dengue, zika vírus e chikungunya.

Desde o início deste ano, circula em SP o vírus tipo 2 da dengue, que há algum tempo não estava presente no Estado. A ocorrência preocupa, pois muitas pessoas nunca tiveram contato com o vírus, estando assim mais suscetíveis à infecção e a quadros mais graves da doença.

Um levantamento inédito dos nossos técnicos detectou que em cada imóvel de São Paulo existem, em média, 2,5 criadouros de Aedes. Cerca de 80% dos focos estão presentes em ambientes domésticos. Em geral, são pequenos recipientes como pratos de vasos de plantas, latas, garrafas plásticas, pneus e outros objetos esquecidos nos quintais, a céu aberto.

Preocupada com isso, a Secretaria de Estado da Saúde tem articulado com os municípios uma grande mobilização que envolva toda a população. Durante toda esta semana, teremos ações especiais com o objetivo de estimular a participação de todos na eliminação permanente de recipientes que possam favorecer a proliferação do mosquito.

Pedimos que cada cidadão faça uma pequena mudança na sua rotina, que significa muito para a saúde pública: reservar 10 minutos semanais para fazer uma varredura em suas residências, retirando dos quintais objetos que possam acumular água, cuidando e mantendo o lixo em sacos fechados e locais cobertos, eliminando pratos de vasos de plantas ou usando pratinhos que sejam bem ajustados ao vaso, verificando se a caixa d'água está bem fechada e descartando pneus em postos de coletas das suas cidades.

Estas medidas unem forças com as ações do poder público estadual, que tem tratado o assunto como política de Estado, reunindo as pastas do Governo para ações coordenadas, previstas no Programa Estadual de Controle de Arboviroses. Na última semana, por exemplo, fizemos uma força-tarefa em parceria com a Secretaria de Educação, engajando e conscientizando estudantes na eliminação de possíveis criadouros. Outras iniciativas estão previstas para as próximas semanas em parques, rodovias e prédios públicos.

Serão horas e horas de trabalho dedicados a essa missão. Seus dez minutos semanais farão toda diferença. Contamos e agradecemos por seu apoio nessa iniciativa de prevenção.

José Henrique Germann Ferreira, secretário estadual da Saúde de São Paulo.

Crise

Infelizmente, no Brasil, aumenta a turma do quanto pior melhor. Parece um campeonato de futebol onde, depois da entrega da taça, tudo fica preto e branco e ninguém mais se lembra depois de uma semana. Há, ainda, os vermelhinhos desbotados que incensam seus deuses Lula, Dilma e satélites parecendo que querem que o Brasil se torne numa colônia de gigolôs do poder que reinam no Executivo, Legislativo e Judiciário.

Estamos como um organismo atacado por vermes que não sabem que, com o parasitado morto, o parasita também morre. E, a cada instante, novos vermes surgem e, o final deste tétrico espetáculo, será a morte de todos, parasitas e parasitados. Ou o país reage (quando digo país digo o povo) ou será tarde demais.

Antonio Caprio, Tanabi.

Engenheiros

Jackson, meu colega e amigo, arquiteto e engenheiro, quando indagado com o que trabalha, ele, de pronto, com a resposta irreverente na ponta da língua, sempre diz: eu transformo sonhos em realidades. Para comemorar o Dia do Engenheiro, na próxima quinta-feira, dia 5, por força de lei local e por iniciativa do atual presidente da Sociedade dos Engenheiro - César Antônio Vessani -, acontecerá uma sessão solene na Câmara Municipal, quando serão homenageados alguns profissionais. Na sequência, sexta-feira, dia 6, haverá um jantar festivo na sede da nossa Entidade.

Por todo o país, no dia 11 de dezembro, se comemora o Dia do Engenheiro. Tendo a imagem da Deusa Minerva como o símbolo maior da engenharia, as ações dos engenheiros sempre são voltadas para o desenvolvimento e bem-estar da humanidade, em suas mais variadas dimensões, ou seja, como nação, sociedade, comunidade, família, individualmente, dentre outras. De uma maneira geral, o engenheiro sempre desenvolve a arte de construir soluções. Assim, utilizo-me deste conceituado veículo de comunicação para cumprimentar e parabenizar a cada um de meus colegas, através do decano ex-presidente da Sociedade dos Engenheiros, Dr. Nélson Sansão, o qual, seguindo meu amigo Jackson, muito contribuiu para com o crescimento organizado de nossa Rio Preto e região, transformando sonhos em realidades, através da concretização de várias obras de engenharia. Parabéns a todos os engenheiros e engenheiras.

Jorge Abdanur, Rio Preto.

Pedágios

As rodovias da nossa região estão sendo alvo dos interesses políticos de aliados do vice-governador Rodrigo "pedágio" Garcia (querem apoiá-lo para o governo de São Paulo), adesão de correligionários e apoiadores ligados filosoficamente com interesses que não correspondem com a vontade e necessidade da população. Nenhuma cidade do Estado de São Paulo é realmente beneficiada com essas fontes de arrecadação. A esmola que deixam de impostos é muito menor do que o prejuízo que causam ao contribuinte paulista.

Só políticos que estão envolvidos com as parcerias dessas concessionárias e que podem levar alguma vantagem apoiando esse ônus, pois pedágios não traz nenhum benefício na vida da população, só despesas adicionais sobrecarregando nosso custo de vida. A condição de Estado com maior número de pedágios em todo mundo não condiz com a realidade financeira do cidadão paulista. Rodrigo Garcia está sobre suspeição para conduzir a instalação de praças de pedágios após ser denunciado pelo delator da propina do Metrô-SP.

Senhores políticos da nossa região, principalmente do PSDB, respeitem e atendam as palavras do ex-governador Geraldo Alckmin: "Aqui não tem e não terá pedágios. Esta obra foi feita com recursos do governo do Estado e com economia de 20% de desconta".

Audinei Lopes Bonfanti, Bálsamo.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por