SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2021
Transparência é melhor arma

Dias Toffoli fala sobre combate à corrupção

Rogerio CastroPublicado em 04/12/2019 às 00:30Atualizado há 08/06/2021 às 03:08

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira, 3, que a transparência "é a nossa melhor arma no combate à corrupção". Na abertura do fórum "O controle no combate à corrupção", organizado pela Controladoria-Geral da União, Toffoli afirmou que "o País tem avançado a passos largos no fortalecimento dos sistemas de controle necessários ao combate à corrupção e à punição daqueles que a praticam".

O presidente do STF falou sobre a modernização da legislação penal e processual penal e de programas conjuntos entre os Poderes.Citou a criação das Leis da Transparência, de Acesso à Informação, Anticorrupção e de Combate às Organização Criminosas, segundo ele "algumas das ações que incrementaram a transparência" e "modernizaram as tecnologias investigativas e as formas de repressão a esse tipo de conduta". Segundo informações da Presidência do STF, Toffoli destacou que as instituições que atuam na defesa do Estado e do patrimônio público também foram fortalecidas nos últimos anos.

Ele reforçou que o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Controladoria-Geral da União, a Advocacia-Geral da União, os tribunais de contas, as agências reguladoras, o Banco Central e as polícias "atuam de forma intensiva e independente, porém coordenada, no enfrentamento à corrupção".

Brasília
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por