Virtual apresenta 'Diálogos sobre Diághilev' no Sesc Rio PretoÍcone de fechar Fechar

ESTREIA RIO-PRETENSE

Virtual apresenta 'Diálogos sobre Diághilev' no Sesc Rio Preto

Depois de dois anos circulando por países da Europa e América Latina, espetáculo chega a Rio Preto nesta quinta-feira, 12


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Segunda parte da trilogia da Virtual Cia. de Dança sobre o Les Ballets Russes, uma das maiores companhias de dança do mundo, "Diálogos sobre Diághilev" é apresentado pela primeira vez em Rio Preto nesta quinta-feira, 12, no Sesc, após dois anos circulando por países da Europa e da América Latina.

Com coreografia assinada pela rio-pretense Andressa Miyazato, que é solista do Musiktheater, de Linz, na Áustria, o espetáculo teve sua estreia em novembro de 2017, na cidade de Saint-Domineuc (França). Ao longo de sua trajetória, foi apresentado em países como México, Panamá, Espanha, Argnetina e Uruguai, além do Brasil (São Paulo e Goiânia).

Sucessor de "Diálogos sobre Nijinsky" (2011), "Diálogos sobre Diaghilev" se debruça sobre a trajetória do fundador do Les Ballets Russes, o empresário artístico Serguei Diaghilev (1872-1929), um entusiasta das artes apaixonado pelo trabalho do bailarino Vaslav Nijinsky (1889-1950).

Em cena, o bailarino Rafael Abreu, juntamente com alguns objetos cenográficos, traz à tona o homem Diághilev, sua paixão pela arte, seu fracasso como artista, seu papel no incentivo e na projeção internacional de artistas como Picasso, Stravinsky e Debussy, além de rasgos como sua arrogância, superstição exacerbada e sua morte em Paris.

O espetáculo também é fruto das parcerias internacionais firmadas por Marcelo Zamora, fundador da Virtual. O projeto audiovisual é de Jonatan Salgado, artista espanhol radicado na Áustria, a cenografia, do russo Aleksander Kaplun, e os figurinos, de Julio Escudero, argentino radicado na Alemanha.

Segundo Zamora, a última parte da trilogia deverá estrear em 2021, lançando um olhar para reproduções de figurinos e a releitura de cenários do Les Ballets Russes.

Serviço

  • 'Diálogos sobre Diághilev', da Virtual Cia. de Dança. Quinta-feira, 12 de dezembro, às 20h. Sesc Rio Preto (Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333). Ingressos: de R$ 9 a R$ 30