Grupo Diário da Região   | quinta-feira, 07 de novembro
IMG-LOGO
Home Saúde e Beleza
Saúde e Beleza

Cuidados com a alimentação ajudam a manter a pele bonita e saudável

Da Redação - 07/11/2019 12:01

Se você acha que apenas aplicar cosméticos e investir procedimentos estéticos é suficiente para manter a pele saudável, está muito enganado. “Para que a nossa pele tenha um aspecto saudável, com boa elasticidade, firme, hidratada e sem rugas alguns componentes são essenciais, como as fibras de colágeno e elastina. Mas, para que sejam formados, é necessário investir em uma boa alimentação”, afirma o dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo o médico, a dieta de quem quer ter uma pele impecável deve conter bastante verduras e legumes, sem esquecer de dar atenção aos líquidos. “Esses nutrientes combatem o envelhecimento e renovam as células da epiderme. Alimentos ricos em vitaminas A, C e E têm ação antioxidante e antibactericida. Por isso, dê preferência a estes alimentos, ou ao menos utilize-os na preparação dos pratos.”

Existem os alimentos que são benéficos, mas também há os que devem ser evitados ou consumidos com moderação, é o caso do açúcar, que em excesso promove nas células um processo chamado de glicação, que está relacionado ao envelhecimento da pele. “Essa reação promove o surgimento de rugas, flacidez, linhas de expressão e favorece a perda de elasticidade e de tonicidade da pele”, alerta Volpe.

Outra dica importante é manter o intestino em bom funcionamento. Ele é o responsável por absorver todos os nutrientes que ingerimos, por isso devemos acrescentar à rotina de alimentação preparações que contenham fibras, como a aveia. Se o seu intestino não estiver funcionando bem, nenhum dos tratamentos que você fizer para a pele terá uma boa resposta. “Às vezes o paciente se queixa de acne e não imagina que a causa pode ser uma prisão de ventre”, diz o dermatologista.

Confira a seguir uma lista com 5 alimentos que ajudam a ter uma pele saudável e com boa aparência:

Amora

Ajuda a produzir colágeno, indispensável para manter a pele macia e flexível. Também são ricas em antioxidantes, eficientes no combate ao envelhecimento.

Aveia

Rica em vitamina B, a aveia auxilia na beleza da pele e tem poder de hidratação.

Limão

Por ser uma ótima fonte de vitamina C, é capaz de proteger a pele dos radicais livres.

Gengibre

Minimiza sinais de envelhecimento e ajuda a clarear e tonificar a pele.

Cenoura

Revitaliza a pele do rosto e potencializa o bronzeado.

Peixes

Graças aos seus ácidos graxos ômega-3, a sardinha, o atum e alguns outros tipos são fundamentais para manter os poros da pele claros e hidratados.

Editorias:
Saúde e Beleza
Compartilhe: