Grupo Diário da Região   | quarta-feira, 18 de dezembro
IMG-LOGO
Home Gastronomia
Gastronomia

Aposte nas frutas da estação para preparar sobremesas

Jéssica Reis - 14/12/2019 00:08

Já pensando nas festas de fim de ano, que tal inovar e apostar em frutas diferentes das tradicionais ameixas e uvas para servir nas ceias de Natal e Ano-Novo? Goiaba, banana, maracujá e manga são algumas das frutas que podem ser transformadas em sobremesas deliciosas. Aliás, elas não ficam devendo em nada para o chocolate e dá para comer (quase) sem culpa!

A revista Vida&Arte selecionou algumas receitas para você preparar em casa e surpreender seus convidados e ainda, tem sugestões de restaurantes em Rio Preto e São Paulo para apreciar sobremesas incríveis com frutas da estação! E se você gosta de culinária, não perca os programas sobre gastronomia da SKY TV.

Frutas da estação mornas com Gelato artesanal (sobremesa italiana)

Ingredientes

300g de frutas da estação (sugestão: pêssego, morango, mirtilo, abacaxi, uva, banana, cereja, kiwi, pera, maçã, figo, damasco, framboesa, manga e amora)

50g de manteiga sem sal

30g de açúcar

30ml de Contreau (opcional) ou suco de fruta de sua preferência

20g de nozes

Gelato artesanal ou sorvete de sua preferência (sugestão: sabor creme)

Folhas de hortelã higienizadas para finalizar

Modo de preparo

Proceder com os cortes corretos das frutas da época de sua escolha e reservar. Em uma frigideira, derreter a manteiga e o açúcar, saltear em fogo alto as frutas respeitando a
ordem de suas texturas, sendo as primeiras frutas com a textura mais consistente e por último as frutas macias. Deixe cozinhar rapidamente para manter a sua característica, cor e principalmente o sabor da fruta. Adicionar o Contreau ou o suco de fruta. Para servir, em uma taça ou prato fundo, adicione o mix das frutas mornas com um pouco da calda, faça uma bola de gelato e coloque sobre as frutas. Finalize com folhas de hortelã e as nozes. Consumir imediatamente.

Fonte - Chef Kleber Lemechewsky, do Le Grand Chef,
em Rio Preto, (17) 3235-1136

Mousse de coco com banana

Ingredientes

395g de leite condensado

395ml de leite integral

200ml de leite de coco

200ml de creme de leite

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

1 banana nanica

Hortelã a gosto

1 pacote de coco ralado

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o leite condensado, o leite, o creme de leite e o leite de coco. Reserve. Em um recipiente, dissolva a gelatina em pó sem sabor conforme as instruções da embalagem. Acrescente ao creme reservado e volte a bater no liquidificador. Em uma travessa ou taças individuais, coloque algumas rodelas de banana, por cima o mousse, salpique o coco ralado e decore com rodelas de banana e hortelã. Leve à geladeira por quatro horas e sirva.

Fonte - Divino Fogão, divinofogao.com.br

Pavê de bolo com frutas

Ingredientes

200g de bolo de laranja cortado em fatias

1 manga sem casca e caroço, picada em cubos

1 badeja de morangos limpos e cortados em cubos

10 uvas sem semente cortadas ao meio

Creme

3 colheres de sopa de manteiga sem sal

8 colheres de sopa de leite em pó integral

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo

Creme: em uma batedeira, bata todos os ingredientes. Reserve. Em um pote de vidro fundo monte o pavê começando por uma camada de creme, depois uma de frutas e uma de bolo esfarelado. Repita a operação terminando com o creme. Decore com as frutas e sirva bem gelado.

Fonte - Água Doce Sabores do Brasil, aguadoce.com.br

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: