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PARA CONVIDADOS

Evento em shopping traz experiência com vinhos raros

O Riopreto Shopping recebe neste terça e quarta-feira a sexta edição da Deluxe Fresh, evento que contará com talk shows com especialista em vinhos raros e drinks com Gim


    • São José do Rio Preto
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Um líquido milenar, que atravessou os séculos e esteve presente em momentos marcantes da humanidade, o vinho, que já foi considerado uma bebida sagrada, é atualmente uma das mais consumidas no mundo, e mesmo sendo produzido em larga escala não deixou de ter sua aura divina.

Pesquisadores não sabem determinar ao certo quem e nem quando o vinho começou a ser consumido. No entanto, há alguns indícios de que a uva era cultivada há 7 mil anos na região onde hoje está situado o Oriente Médio. Muitas civilizações antigas produziam o vinho, como os egípcios, gregos e romanos. Nos dias de hoje, alguns dos países que mais exportam a bebida na Europa são a França, a Itália e a Espanha.

Na América Latina, se destacam países como Chile e Argentina. "Estudar o vinho é também conhecer a história da própria humanidade. O enriquecimento cultural que o vinho traz é sensacional, é interessante o quanto é possível aprender sobre história e geografia, só lendo ou conhecendo a história das marcas de vinhos", explica Daniel Místico, enólogo da Dommo - importadora da Casa Valduga do Rio Grande do Sul.

Ele é uma das atrações da sexta edição do Deluxe Fresh, evento promovido pelo Riopreto Shopping, em parceria com a Agência Portátil, nesta terça, 26, e quarta-feira, 27. Místico vai abrir a edição do evento nesta terça, às 20h, com uma experiência masterclass, com a degustação e palestra sobre "Vinhos Raros". Entre os destaques está o Papale - vinho cultivado em vinícolas exclusivas para o Papa Bento XIII (1649-1730) e recentemente ganhou holofotes pelo Papa Francisco. "O Papale é um vinho primitivo de Di Manduria por excelência. Ele é muito distinto dos demais, é mais viscoso e intenso. Uma curiosidade sobre este vinho, foi o vinho que o Papa Francisco presenteou o conclave quando substituiu o papa Bento XVI. Por isso ele tem essa característica, do quanto distinto e o quanto importante ele é".

O Papale é produzido pela Varvaglione, especialista em uvas primitivas - uma espécie típica da região sul da Itália. Os convidados também poderão degustar marcas como o Casas Del Bosque Carignan, Yali Limited Edition Carménère e Enjoy Sauvignon Blanc.

Místico tem 38 anos de idade e 18 deles dedicados à experiência com vinhos. Diferente do sommelier, que é responsável pela carta de vinhos de um estabelecimento, um enólogo é responsável por estudar a ciência da bebida, mais especificamente ligada às técnicas de produção. O profissional recorda que começou a ter acesso a diferentes tipos de vinho no início dos anos 2000, quando passou a trabalhar como garçom de restaurante. "Tive a leitura de que o vinho poderia me proporcionar um trabalho muito mais atrativo, tanto com cultura e história, que eu gosto muito", destacou.

Ainda de acordo com o enólogo, que já esteve em Rio Preto em 2005 para participar de um congresso, a cidade é considerada um 'termômetro' para o comércio da bebida. "Rio Preto é uma cidade que tem capital, tem cultura, mas a dificuldade que pode apresentar para o consumo de vinhos é o calor. Ela tem fatores distintos e por isso é uma escola, o que vai bem em Rio Preto vai bem no Brasil, inteiro", destaca. Ele ainda esclarece que em cidades mais quentes é bastante comum o consumo de vinhos brancos.

Para Místico, encontrar o tipo de vinho que pode agradar mais o paladar do consumidor depende da variedade que você experimentar, o que ele chama de 'litragem'. Ele ressalta que dificilmente o consumidor terá uma boa experiência se ficar preso aos mesmos rótulos ou tipos de vinho. "Você precisa provar vinhos, não tem que estudar ou ser um intelectual. Essa é uma parte lúdica. A ideia é experimentar mesmo, principalmente para encontrar as opções que você gosta mais. Quando nós vemos os especialistas falando, eles demonstram a opinião própria, ou seja, do que eles gostam. Na verdade, você tem que encontrar o vinho que é mais atrativo para você, com o seu gosto", explica.

Já nesta quarta-feira, 27, às 20h, quem comandará o encontro do Deluxe Gold é Marina Moreira, embaixadora do Beefeater no Brasil, marca pertencente ao grupo Pernod Ricard. Ela irá realizar um talk show sobre curiosidades e histórias que permeiam o universo do gim. Criada em 1876, no Reino Unido, a Beefeater Gin é uma das principais marcas do segmento, e atualmente é pertencente ao grupo Pernod Ricard. Depois do bate-papo, ela fará uma degustação de diferentes tipos de drinks.

"Iremos falar sobre a origem da bebida, seu processo de fabricação e destilação, depois iremos abordar sobre a história do Beefeater. O gim é uma bebida cíclica, assim como a moda. Ele nasceu junto com a história da coquetelaria, ele é uma bebida feita para misturar mesmo", explica.

A bebida surgiu em 1800 e atingiu seu auge nos anos 80 com o sucesso da Gim-tônica até cair no ostracismo e dar espaço a outras bebidas. Mas nos últimos anos, a bebida voltou a se popularizar e ganhou misturas ainda mais variadas. "Há cerca de dez anos, o gim voltou a ser popular entre as pessoas. No Brasil e em países mais tropicais isso começa a acontecer principalmente por causa da Gim-tônica, porque é um drink refrescante e porque podemos personalizar com o que gostamos", destaca.

Ela explica que a possibilidade de misturas é diversa. No evento, a embaixadora irá apresentar o Beefeater Pink, um drink feito com morango e recomendável para consumir em dias quentes. "A Gim-tônica é a bebida que eu mais indico para lugares muito quentes. Por ser misturada com a tônica, que é refrescante e tem borbulha, é perfeito para o calor. O que eu sempre indico é acrescentar muito gelo, pois assim você não está perdendo nada, está sempre ganhando", explica.

Em sua sexta edição, o Deluxe já prestigiou marcas como a Veuve Clicquot, a Absolut, a Lillet, Casa Valduga e a destilaria Glenmorangie, e já contou com a presença da jornalista e especialista de moda da Rede Globo, Regina Martelli, da fotógrafa Marina Klink e do especialista em perfumaria Fábio Navarro.

Serviço

  • Deluxe Fresh. Nestas terça, 26, e quarta-feira, 27, no Riopreto Shopping. O evento é fechado para convidados

Os visitantes do Riopreto Shopping já podem conferir a tradicional decoração natalina que neste ano apresenta o tema "Natal na Montanha Encantada". Além da decoração, a campanha de Natal do centro de compras reúne diversas atividades para toda a família, como as Paradas de Natal, decoração natalina, parque temático, oficinas de confecções de pelúcias e slimes. No final, o shopping ainda realiza o sorteio de um carro durante uma ação social em prol da instituição Renascer.

As Paradas de Natal contarão com artistas que vão interagir com os clientes e acompanhar o Papai Noel durante as intervenções. O bom velhinho percorrerá as dependências do centro de compras em um carrinho estilizado, acompanhado com os Animais da Montanha, além da banda instrumental Dixieland formada por banjo, tuba, percussão, trombone e trompete com músicas natalinas. As apresentações serão às 16h e às 18h.

A decoração "Natal na Montanha Encantada" está presente em todas as áreas do shopping e retrata diferentes características da casa do Papai Noel - o Polo Norte e seu mundo de neve. O destaque da decoração é a Montanha Russa em formato de trenó onde as crianças poderão passear entre os detalhes do cenário.

As crianças também podem participar das oficinas do Riopreto Shopping com customização de pelúcias dos símbolos do Natal e slimes temáticas.

Durante a Campanha de Natal, a instituição Renascer produzirá panetones e chocotones que serão repassados na apresentação de cupom fiscal de clientes do centro de compras. A arrecadação será revertida em melhorias ao projeto.