Bolos caseiros voltam a fazer sucesso nas confeitariasÍcone de fechar Fechar

SIRVA-SE

Bolos caseiros voltam a fazer sucesso nas confeitarias

Sucesso na ficção, os bolos caseiros voltam a se destacar nas confeitarias


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Fubá, laranja, coco, limão, baunilha, milho, cenoura, chocolate são tantas as opções de bolos caseiros que fica difícil saber qual é o mais saboroso. Além de serem fáceis de preparar, cada fatia vem carregada de memória afetiva, com aquela lembrança da casa da vovó que é uma verdadeira viagem no tempo repleta de alento.

Na reta final, a novela das 21h "A Dona do Pedaço" deixou todo mundo com água na boca mostrando os bolos feitos por Maria da Paz, personagem de Juliana Paes. Um deles, aliás, ganhou destaque também fora da TV, o tal 'bolo mágico', preparado com massa amanteigada, canela e açúcar de confeiteiro por cima, é um dos mais procurados na Bololô, casa de bolos caseiros comandado por Camila Castelli, em Rio Preto. "O pessoal tem procurado o bolo mágico por conta da novela. Mas tem outros sabores muito procurados como o de cenoura, formigueiro, cenoura com gotas de chocolate e leite ninho, que os bolos mais tradicionais", diz.

Apesar dos bolos terem ganhado um upgrade com modelagens artísticas, os tradicionais 'bolos de vó' ainda fazem muito sucesso, segundo o chocolatier Ricardo Martins, da Mr. Braun Sweet, em Rio Preto, principalmente entre os apaixonados por bolos. Ele revela alguns dos sabores mais pedidos. "Eu destacaria o bolo de abóbora, que faz muito sucesso no Halloween, ainda não tão conhecido por aqui. Muito rico em sabores, por conta da variedade de especiarias que ele contém. O bolo de mel e limão, que é de longe o mais pedido e o bolo de fubá com erva doce, que faz uma parceria sem igual com café quente. Mas hoje o meu queridinho é o banana bread, completo em sabores, úmido, denso e macio, é demais."

Ficou com água na boca e quer preparar em casa um bolinho para o café da tarde, mas não sabe como deixar o bolo fofinho? O Ricardo Martins tem algumas dicas. O chocolatier explica que existem métodos e receita diferentes e cada método vai resultar em um bolo com características particulares. "O método espumoso (onde as claras são incorporadas em ponto de neve) confere os mais fofos, como, por exemplo, bolo chifon ou pão-de-ló. O método cremoso, onde deixa o bolo mais encorpado, porém macio, os amanteigados, por exemplo. E o método direto, onde a gente bate tudo e dá super certo, o famoso bolo de cenoura brasileiro. Todo bolo, com exceção de receitas de bolos muito densos (como o cake fruit inglês) precisa ser macio", ensina.

Agora, se você não é do tipo que vai para cozinha para preparar um bolinho desses ou está sem tempo, não se preocupe, em Rio Preto, além da Bololô e da Mr. Braun, existem outras opções para apreciar um bom bolo caseiro. A Casa de Bolos tem muitas variedades de sabores como banana com canela, fubá com goiabada, laranja, maracujá, entre outros. Já na Sodiê é possível encontrar bolos caseiros de banana, coco, além do queridinho do momento de canela.

Ingredientes

Massa
4 laranjas sem casca e sem sementes
3 ovos
100 g de manteiga
1 Leite condensado Moça (lata ou caixinha)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda
1 xícara (chá) de suco de laranja
meia xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Massa: Em um liquidificador, bata os ovos, a manteiga, o leite condensado e as laranjas. Coloque em um recipiente, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem. Despeje em uma forma com furo central (23 cm de diâmetro), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Calda: Quando o bolo estiver quase pronto misture o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo para ferver e apurar. Retire o bolo do forno, desenforme ainda quente e regue com a calda.

Dica: Se desejar, acrescente 1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja na massa

Fonte - Nestlé

Ingredientes
8 bananas cortadas ao meio
4 ovos inteiros
½ xícara de óleo
100ml de creme de leite
2 bananas cortadas em rodelas
2 xícaras de açúcar refinado
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda de açúcar caramelada
100g de açúcar + 200ml de água

Modo de preparo
Unte uma forma e coloque as bananas cortadas no fundo, cubra com a calda feita com o açúcar e a água derretida em fogo baixo até obter consistência de caramelo. Reserve. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o creme de leite e as bananas. Adicione o açúcar, a farinha de trigo, a canela em pó e o fermento e, bata novamente. Coloque a massa batida na forma sobre as bananas e leve ao forno por 40 minutos.

Fonte - Água Doce Sabores do Brasil