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Alimentação saudável

Tem jabuticaba no pé

Fruta tem se destacado por blindar as artérias, afastar o ganho de peso e controlar a glicose


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Elas fazem parte da memória afetiva de muita gente. Não são poucos os que se recordam de passar o fim de semana na casa da avó e se deliciar com uma fruta que carregava os troncos das árvores de umas bolinhas pretas e com um sabor super docinho: a jabuticaba. E você deve ter notado que nesta época do ano muitas jabuticabeiras já estão carregadas de frutos.

Se você não tem o hábito de consumir, vale a pena provar. A fruta tem ganhado destaque também por blindar as artérias, afastar o ganho de peso, controlar a glicose, entre outros. A jabuticaba pode ser consumida fresca ou em preparações como geleia, vinhos, vinagre, aguardente, licores e até em receitas salgadas. Apesar de ser encontrada com facilidade pelos quintais no interior, você não a vê com facilidade nas gôndulas dos supermercados. Por perder sua qualidade rapidamente após retirada da jabuticabeira, é muito difícil encontrar essa fruta em estabelecimentos distantes das suas regiões de produção.

Vitaminas e minerais

"O fruto é rico em vitaminas do complexo B, além de muitos minerais, como o zinco, manganês e fósforo. Além da vitamina C. Sua importância portanto se concentra pelo valor das suas propriedades funcionais. É rica em antocianinas, substância essa com grande propriedade anti-inflamatória e antioxidante", explica a nutricionista Sandra Reis.

Essas substâncias são capazes de proteger o organismo contra processos inflamatórios e processos de oxidação. Portanto a fruta protege contra o envelhecimento celular. "Pensando nisso, nós vamos obter benefícios em relação à nossa saúde e estética, pele, cabelo, a nossa saúde biológica, pois, quando combate os radicais livres, deixamos de ter vários problemas até como a aterosclerose ela nos auxilia também em relação à saúde cerebral fortalecendo assim nossa memória", complementa Sandra.

Por ser rica também em pectina ela auxilia na velocidade de absorção dos carboidratos. Então ela é bem interessante para as pessoas que têm diabetes ou hipoglicemia. "Mas você deve lembrar que toda essa orientação deve vir do nutricionista responsável por cada pessoa", afirma.

Por ter antioxidantes, atua no combate de inflamações, desintoxicação do organismo e até na prevenção de doenças cancerígenas. "O ferro contido na jabuticaba ainda a torna ideal para ajudar no tratamento contra a anemia", explica a nutricionista Jéssica Santos.

 

Ingredientes

  • xícara de jabuticaba
  • xícara de amora
  • xícara de morango
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

  • Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente, sem coar.

(Por Oba Hortifruti)

 

Ingredientes

  • 1 banana-nanica pequena, bem madura, congelada
  • xícara (chá) de jabuticaba
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • xícara (chá) de água

Modo de preparo

  • Em um liquidificador, bata todos os ingredientes com meia xícara (chá) de água. Sirva a seguir. Se não tiver banana congelada, use a banana in natura e acrescente duas pedras de gelo. Não precisa coar.

(Por Nestlé)

 

Não é só a polpa que tem propriedades. A casca também tem benefícios. Pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp constataram que o extrato da casca da jabuticaba foi capaz de prevenir o pré-diabetes e o aumento do acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) em camundongos. Os resultados do estudo, que teve o apoio da Fapesp, foram publicados no Journal of Functional Foods.

"Observamos que a ingestão do extrato da casca da jabuticaba por camundongos envelhecidos, submetidos a uma dieta com alto teor de gordura, também causou a diminuição no ganho de peso, da gordura no sangue e do excesso de glicose no sangue e melhorou colesterol bom (HDL) dos animais, entre outros benefícios", disse à agência Fapesp, a coordenadora do projeto, Valéria Helena Alves Cagnon Quitete, professora do IB-Unicamp.