São Paulo eliminou a transmissão do HIVÍcone de fechar Fechar

DE MÃE PARA FILHO

São Paulo eliminou a transmissão do HIV


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A cidade de São Paulo conseguiu eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou ao prefeito Bruno Covas que o município vai receber o Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. A capital paulista é a terceira cidade do País a receber a certificação - a primeira foi Curitiba, em 2017, e depois Umuarama-PR.

A eliminação da infecção do vírus de mãe par ao filho durante o período da gestação, no parte ou pelo aleitamento materno está entre as prioridades do Ministério da Saúde para controle das infecções sexualmente transmissíveis.

Em sua conta no Instagram, o prefeito Bruno Covas (PSDB), publicou um vídeo gravado no Hospital Sírio-Libanês, onde está internado, comentando a conquista do certificado. "Recebi a confirmação do ministro da Saúde que a cidade de São Paulo será certificada com o fim da chamada transmissão vertical da Aids, ou seja, aqui em São Paulo, por conta de uma série de políticas públicas que vêm sendo adotadas ao longo dos anos, que foram mantidas e ampliadas na nossa gestão, acabou a transmissão que é feita da mãe para o filho, para o feto, para a criança."

A certificação é dada para municípios com mais de 100 mil habitantes e que tenham taxa de detecção de HIV inferior a 0,3 casos por mil nascidos vivos, e proporção anual inferior a 2% de crianças expostas ao vírus que soroconverteram (quando tornam-se positivas para o HIV).