Cartinhas de NatalÍcone de fechar Fechar

Editorial

Cartinhas de Natal


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Mais do que levar informação aos leitores diariamente por meio de diversas plataformas, o Grupo Diário da Região tem o compromisso histórico de buscar impactar positivamente a sociedade com o desenvolvimento de diversos projetos nos setores social, de educação, economia, saúde, cultura, esporte - com o foco no desenvolvimento humano em seu sentido mais amplo. Nosso propósito de apoiar e manter parcerias sadias com todos aqueles que, honestamente, trabalham pela grandeza de Rio Preto e região, está expresso desde a publicação do primeiro editorial, em 23 de julho de 1950.

Neste contexto, o Diário da Região tem a honra e o privilégio de lançar na edição de hoje, pelo 14º ano consecutivo, a campanha Cartinhas de Natal. Um projeto que começou em 2006 e já teve outros formatos - nas primeiras edições, as cartinhas foram escolhidas nos Correios ou enviadas diretamente ao Diário; a partir de 2011, adotou-se o modelo atual, de selecionar uma escola e presentear seus alunos de 1 a 5 anos. Desde o primeiro ano o objetivo foi alegrar o Natal das crianças dos bairros mais socioeconomicamente vulneráveis de Rio Preto, onde a ação do padrinho faz mais diferença.

Nesse período, exatamente 1.816 crianças foram presenteadas pela solidariedade dos leitores do Diário. Centenas dessas crianças hoje estão na faixa dos 20 anos. Neste ano, a campanha quebra um recorde: o máximo de crianças atendidas foram 156 em 2017, mas em 2019 serão mais que o dobro: 337 alunos de escola pública do bairro Solo Sagrado, que têm seus pedidos publicados no alto das páginas desta edição e detalhados em https://cartinhasdenatal.diariodaregiaodigital.com.br - um endereço eletrônico criado especialmente para a campanha.

Há padrinhos e madrinhas que presenteiam as crianças em várias edições da campanha, mas em todas elas existem aqueles que se tornam "anjos" - ou papais noéis - pela primeira vez. Todos os anos, entre o final de novembro e o começo de dezembro, a Redação do Diário fica lotada e colorida de pacotes de presentes, que pouco antes do Natal são entregues aos pequenos destinatários.

Essa campanha se consolidou como uma iniciativa de toda a sociedade, de leitores em geral, assinantes e anunciantes que confiam na nossa missão e se acostumaram a atender ao chamado do Diário. Todos nos ajudam a fazer o que seria impossível realizar se estivéssemos sozinhos: transformar em realidade o sonho de centenas de crianças.