Provas do Saresp são aplicadas hoje na regiãoÍcone de fechar Fechar
    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Acontece na quarta-feira, dia 27, e quinta, 28, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) nas escolas estaduais de São Paulo. Apenas no Noroeste paulista, 28,6 mil alunos farão a prova. Em todo o estado, as provas serão aplicadas para 1 milhão de estudantes.

Neste ano, participam da prova todos os estudantes matriculados nos 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. A aplicação da prova é amostral para os alunos dos 2º e 7º anos do fundamental.

Na prova, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa e matemática. Para os alunos dos 2º e 3º anos do ensino fundamental, os itens são dissertativos. Aos demais, a prova é de múltipla escolha.

Uma aplicação amostral da prova de redação será aplicada aos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Em 2019, pela primeira vez, uma amostra de estudantes dos 5º e 9º anos do fundamental e 3º ano do ensino médio responderão a um questionário sobre competências socioemocionais.

O Saresp ainda prevê que tanto os pais quanto os alunos respondam a perguntas que indicam o nível socioeconômico das famílias. Os dados ajudam na formulação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

Por meio de nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que os dias das provas são considerados dias letivos e haverá aula normal aos estudantes que não realizam a prova. "É fundamental que todos os alunos indicados participem do exame para que os resultados mensurem índices reais de aprendizagem, e gerem bons diagnósticos para nortear políticas públicas mais assertivas".

Resultados

Na média do Saresp 2018, a Diretoria de Ensino de Rio Preto ficou em nível básico em português e matemática. No 9º do ensino fundamental, a região ficou com média de 255 em português e 266,2 em matemática. Já no 3º ano do ensino médio, as médias das escolas da região foram de 288 em língua portuguesa e 292,8 em matemática.

O nível básico é quando o aluno demonstra domínio mínimo dos conteúdos e das habilidades, e possui as estruturas necessárias para interagir com a proposta curricular. Além do nível básico, existem o adequado - domínio pleno dos conteúdos -, avançado - conhecimentos acima do requerido para o ano - e o abaixo do básico - domínio insuficiente.

Número de alunos que realizarão o Saresp 2019 na região (por Diretoria de Ensino)

  • Rio Preto - 8,1 mil alunos
  • Catanduva - 3,6 mil alunos
  • Fernandópolis - 2,5 mil alunos
  • Jales - 4,2 mil alunos
  • José Bonifácio - 5,1 mil alunos
  • Votuporanga - 5,1 mil alunos

Total - 28,6 mil alunos

Resultado Saresp 2018

  • Na média, a Diretoria de Ensino de Rio Preto da região ficou com 255 em português e 266,2 em matemática no 9º ano do ensino fundamental - ambas no nível "básico". Já no 3º ano do ensino médio, as médias foram de 288 em língua portuguesa e 292,8 em matemática - também no nível "básico"
  • A Etec Philadelpho Gouvêa Netto teve notas maiores do que as escolas estaduais no 3º ano do ensino médio. A avaliação foi de 343,6 em língua portuguesa, e 359,5 em matemática, ambas no nível "adequado"