Nota vale em mais 5 faculdades portuguesasÍcone de fechar Fechar

Enem no Exterior

Nota vale em mais 5 faculdades portuguesas


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Mais cinco universidades portuguesas passarão a adotar a nota do Enem como forma de ingresso nas instituições, anunciou nesta terça-feira, 19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Agora, o Enem pode ser usado em 47 instituições de ensino de Portugal.

As novas instituições que aceitam o Enem são: Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Ismat), Instituto Superior Dom Dinis (Isdom), Instituto Superior de Gestão (ISG), Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (Isla-Santarém) e Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia (Isla-Gaia).

O programa de convênio com as instituições portuguesas completou cinco anos em maio. As duas primeiras instituições que assinaram o acordo, em 2014, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Algarve, renovaram a parceria.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados, na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, a partir de consulta com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, em janeiro de 2020.

A nota mínima necessária para conseguir vaga em Portugal varia de acordo com o curso e instituição, mas a maioria exige 120 pontos na escala portuguesa (que varia de 0 a 200) e equivale a 600 pontos no Enem. Além disso, a maioria das universidades atribui pesos diferentes às provas do exame, valorizando o desempenho nas áreas relacionadas às que o aluno quer estudar.