Evento tecnológico para a famíliaÍcone de fechar Fechar

Diário Tec

Evento tecnológico para a família

"Programadores do Futuro" será realizado neste sábado e domingo, em Rio Preto. Ele é gratuito e voltado para crianças e adolescentes


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos poderão ter contato direto com as novas tecnologias neste fim de semana durante o evento "Programadores de futuro". O projeto é um circuito tecnológico, onde os participantes poderão desenvolver soluções para resolver problemas do cotidiano. O evento é gratuito e acontece neste sábado, 30, e domingo, 1º, das 14h às 20h, no Shopping Iguatemi.

O diretor franqueado da CodeBuddy, escola de programação, robótica e empreendedorismo para crianças, João Aleixo, explica que o intuito do evento é que a família inteira compareça e tenha acesso a essas novas tecnologias que estão surgindo no mercado, como a realidade virtual, realidade aumentada, entre outras. "Teremos também uma impressora 3D. Queremos aproximar as pessoas que moram na região a essas novas tecnologias. Nos grandes polos, elas já estão inseridas no dia a dia. Aqui a gente ainda não sente isso", conta.

Aleixo ressalta que esse tipo de evento é importante para as crianças e adolescentes, porque eles começam a ver outras pessoas desenvolvendo soluções. Para ele, elas começam a entender que podem ser protagonistas do futuro e não apenas seguir o que lhes é apresentado. Esse contato direto com as novas tecnologias possibilita às crianças a criação dos próprios games e até mesmo de aplicativos.

O diretor ressalta que essas soluções podem ir além de apenas resolver um problema local. "Na verdade, transformamos a criança em um desenvolvedor mesmo. Ela não será aquela pessoa que vai apenas consumir, não vai ficar só jogando, vai criar soluções e isso traz benefícios não apenas a ela, mas para a humanidade, porque uma criança que desenvolve solução para resolver um problema, essa solução pode atingir muitas pessoas."

O "Programadores de futuro" contará com as presenças de um instrutor norte-americano para falar sobre o mercado de tecnologia, as oportunidades que ele oferece, e também de dois influenciadores digitais: Ana Paula Castilho e Alex Mamede, o maior colecionador de games do Brasil.

Para participar é preciso se inscrever pelo Sympla.

 

Aplicativos para facilitar sua vida

A tecnologia veio para facilitar o nosso dia a dia. Se precisa comer alguma coisa, mas está com a agenda lotada, é só procurar um aplicativo de delivery de comida. Se precisar de uma empregada, também pode encontrar um app para visitas de profissionais de serviços domésticos. Por isso, a coluna listou três aplicativos para facilitar a sua vida em diferentes setores.

Primeira Mesa

Com esse aplicativo você pode garantir reserva em restaurantes e também adquirir desconto no primeiro horário do restaurante. Ele busca os estabelecimentos que possuem cadastro no app. São cerca de 850 estabelecimentos cadastrados na plataforma, espalhados por 25 cidades de todo o Brasil.

DogHero

Aplicativo feito para quem se preocupa com seu cachorro, seja qual for a necessidade dele. O DogHero é para ajudar você quando precisar ficar longe do seu cão. Nele você pode encontrar alguns dos grupos de cuidadores que podem ficar com o seu cãozinho enquanto não estiver por perto.

Beauty Date

Esse app é para quem deseja cuidar da beleza. Nele você pode marcar horário para penteados, depilação, manicure, massagem, cabeleireiro e muito mais. O app conta com filtros para suas buscas por preços, distância e tipo de serviço. O agendamento é todo on-line no salão de beleza de sua preferência.

 

Novidade para iPhones

Usuários dos iPhones têm agora a função de chamada em espera pelo aplicativo WhatsApp. A novidade foi divulgada nesta semana e já está disponível para quem já atualizou o dispositivo. Segundo os sites especializados em tecnologia, como acontece atualmente com chamada de linha telefônica, os usuários poderão aceitar ou recusar a chamada, mesmo estando em outra. É importante ressaltar que para ter esse recurso não é preciso fazer nenhuma configuração no aparelho.

Novo no mercado

A Motorola informou à imprensa que vai lançar um novo smartphone, o Motorola One Hyper. Ele faz parte das séries que foram lançadas pela empresa nos últimos tempos, como o One Vision, One Action, One Zoom e One Macro. O evento de lançamento está marcado para o dia 3 de dezembro. Depois de uma foto do dispositivo ser vazada, há especulações que a câmera traseira dupla será de 64 MP e sensor de 8 MP. O lançamento já estava sendo esperado devido aos rumores que vinham acontecendo.

Venda no Brasil

Depois de muita especulação, a Xiaomi, empresa chinesa de produtos eletrônicos com sede em Pequim, na China, confirmou o smartphone Mi Note 10 com vendas no Brasil. Conforme a coluna divulgou na semana passada, o aparelho está no nível intermediário da empresa e já estava sendo chamado "com a melhor câmera do mundo". A data do início das vendas no Brasil e os valores ainda não foram divulgados.

Apple na liderança

Segundo levantamento divulgado pela Counterpoint, a Apple continua na liderança nas vendas dos AirPods. Em segundo lugar, segue a Xiaomi - ela estava em quarto lugar, mas devido ao aumento nas vendas conseguiu subir duas posições. Já a Samsung apresentou resultado inverso, ela estava em segundo nas pesquisas anteriores e nesta última acabou ficando em terceiro.

 

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta semana a nova carteira de estudante digital. Os alunos já cadastrados pelas instituições de ensino podem acessar o aplicativo. Chamada de ID Estudantil, o documento é totalmente gratuito e pode ser baixado no Google Play e na Apple Store. Após o cadastro feito pela instituição, a emissão do documento poderá ser feita pelo aluno por meio de aplicativo de celular, de graça. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play. No documento, constarão nome, instituição de ensino, data de nascimento, entre outros dados.

O YouTube iniciou uma nova ferramenta para evitar a disseminação de informações falsas na plataforma. Quando usuários fizerem buscas por vídeos, que normalmente são usados para espalhar informações que não são verdadeiras, o YouTube apresentará no topo dos resultados um alerta, que indicará a veracidade (ou não) daquilo que foi buscado. O recurso estava em testes desde março deste ano na Índia e agora será trazido ao País - mensalmente, mais de 100 milhões de pessoas no Brasil visitam o YouTube. Na página dos vídeos, tudo permanecerá como está, sem nenhum tipo de alerta. (Com Agência Estado)