Prazo de biometria termina hoje em 22 cidades Ícone de fechar Fechar

NA REGIÃO

Prazo de biometria termina hoje em 22 cidades


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O prazo para o eleitor fazer o cadastramento biométrico em 22 cidades da região de Rio Preto termina nesta sexta-feira, 29 (veja quais no quadro abaixo). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), em Rio Preto a biometria ainda não será obrigatória para a eleição municipal do ano que vem.

Há também um outro grupo de municípios, cujo prazo termina no próximo dia 19. O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico corre o risco de perder o CPF e de deixar de receber benefício social para quem tem menos de 70 anos e é obrigado a votar. O eleitor que tem o título anulado também não vai poder votar nas próximas eleições, quando serão eleitos prefeitos e vereadores.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a ideia é usar os dados da biometria para identificar os eleitores a partir das impressões digitais ao votar na eleição de 2020. O objetivo é aumentar a segurança do pleito, já que as digitais de cada indivíduo são únicas.

O procedimento biométrico, além de colher as digitais do eleitor, revisa os seus dados pessoais, atualizando o cadastro eleitoral.

Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

Procedimento

Segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor deve fazer agendamento da biometria pelo site do TRE antes de buscar atendimento nos cartórios eleitorais. No site, ao digitar o CEP residencial, o eleitor é direcionado ao cartório da área que abrange o endereço. O agendamento prévio tem como meta evitar ou reduzir filas nos cartórios.

A assessoria do Tribunal informou que nos municípios em que a biometria já foi concluída, os eleitores podem procurar o cartório eleitoral para regularizar a sua situação (veja no quadro abaixo as cidades marcadas com asterisco). Isso deve ser feito antes do fechamento do cadastro do eleitorado visando às eleições do próximo ano.

O endereço do site do TRE-SP é http://www.tre-sp.jus.br/.