Região conhece rivais e palco de jogosÍcone de fechar Fechar

COPA JUNIORES

Região conhece rivais e palco de jogos


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Com a ausência do Rio Preto após 13 anos seguidos na disputa, o retorno do Tanabi e a cidade de Bálsamo como sede entre as novidades, a Federação Paulista de Futebol divulgou os grupos da 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira, 28. Mirassol, Tanabi, Votuporanguense e Novorizontino representam a região no maior torneio de categorias de base do Brasil.

O Jacaré disputava a Copinha desde 2007, teve o estádio Anísio Haddad como sede pela última vez em 2017 e neste ano fez sua melhor campanha no torneio após chegar às oitavas de final, sendo eliminado pelo Cruzeiro com goleada de 6 a 0. O presidente do clube, José Eduardo Rodrigues, não atendeu aos telefonemas da reportagem para comentar a ausência esmeraldina.

Sede do torneio pela primeira vez, Bálsamo receberá os jogos do Grupo 10, com Mirassol, Joinville-SC, Nova Iguaçu-RJ e Linhares-ES. O Leão será comandado por Mário Henrique Rocha, que estava no sub-17 deste ano. "Nos alegra poder jogar numa cidade próxima a nossa, que tem uma identidade com nosso clube e isso será um diferencial muito grande", disse Rocha. "Esperamos dar o retorno com bom futebol, alegria e ganhando os jogos."

A cidade ganhou notoriedade no futebol neste ano após receber competições de futebol feminino - Brasileiro Sub-20 e sediar os jogos da Ponte Preta/Juventude e Realidade Jovem.

O Leão tentará na próxima edição superar a campanha deste ano, quando chegou à quarta fase e foi eliminado com derrota por 3 a 0 para o São Paulo, campeão do torneio. "A gente sabe que Copa São Paulo não tem grupo fácil, precisa estar atento, ter um nível de concentração elevado e nível de intensidade de jogo altíssimo para não ser surpreendido. São equipes que têm essas características de revelar jogadores e cada um tem sua história e trabalho reconhecido em seus estados e no Brasil", avaliou o treinador.

Fora das duas últimas edições, a cidade de Tanabi receberá o Grupo 9, em que jogarão, além do time da cidade, o Fortaleza-CE, o Brasil-RS e o Votuporanguense. O comando técnico do Tanabi será de Aílton Modesto de Oliveira, ex-jogador do Santos em 1999.

Já o Votuporanguense disputará o torneio pelo quarto ano seguido. Este ano, saiu na 2ª fase com a derrota por 2 a 1 para o Guarani. O elenco da Pantera Alvinegra treina para a competição há dois meses e meio. "Caímos em um grupo difícil, bastante equilibrado, um grupo que tem equipes que disputam campeonatos nacionais, que com certeza investem bastante nas categorias de base. Vamos colher informações sobre essas equipes", disse o treinador Rainer Oliveira. "O Tanabi a gente conhece, fizemos amistosos contra eles, é uma equipe muito competitiva, que vem trabalhando junto há muito tempo e recentemente foram campeões dos Jogos Regionais e Abertos e que jogando em casa será muito competitiva", complementou.

Mais distante de sua sede, 112 quilômetros, o Novorizontino está no Grupo 4, em Bauru, ao lado de Noroeste, Botafogo-RJ e Visão Celeste-RN. Este ano, o Tigre saiu na primeira fase da Copinha, com apenas uma vitória em três jogos.

Nesta edição do torneio serão 32 grupos com 128 times na disputa. O início será em 2 de janeiro e final no dia 25, aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo. O atual campeão São Paulo jogará em São Bernardo do Campo, pelo Grupo 29, juntamente ao EC São Bernardo, Operário-PR e Palmeira-RN. O Corinthians jogará em Franca, o Santos em Marília e o Palmeiras na cidade de Araraquara.

Bálsamo

Estádio Manuel Francisco Ferreira

  • Mirassol
  • Joinville-SC
  • Nova Iguaçu-RJ
  • Linhares-ES

Tanabi

Estádio Alberto Victolo

  • Tanabi
  • Fortaleza-CE
  • Brasil-RS
  • Votuporanguense

 

Bauru

Estádio Alfredo de Castilho

  • Noroeste-SP
  • Botafogo-RJ
  • Visão Celeste-RN
  • Novorizontino