Rio-pretense fecha ano com chave de ouroÍcone de fechar Fechar

JOGOS ESCOLARES

Rio-pretense fecha ano com chave de ouro


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A atleta rio-pretense Whaylla Ester de Oliveira, 17 anos, encerrou a temporada nesta segunda-feira, 25, com medalha de ouro na disputa do salto triplo dos Jogos Escolares da Juventude, em Timbó, Santa Catarina. Com a marca de 12,49 metros, a atleta conquistou a primeira medalha em sua única participação no evento estudantil.

"As disputas foram bem fortes, pois as mesmas meninas que estavam no Brasileiro Sub-18 estavam aqui no Brasileiro Escolar. Meu primeiro e último Escolar, então só tenho a agradecer pela oportunidade. Dei meu melhor e consegui representar São Paulo", disse Whaylla.

A jovem teve seis chances para fazer a melhor marca, chegou a queimar a segunda tentativa, mas, logo na sequência anotou os 12,49 que lhe renderam o último ouro da temporada. Todos os saltos de Whaylla foram superiores a 12,25m. A segunda colocada foi Mariana de Oliveira Muller, de Santa Catarina, com 12,02m. O bronze foi de Regiclácia Silva, do Rio Grande do Norte, com 11,95m.

A rio-pretense também disputou os 100 metros rasos e ficou na 5ª posição.

Whaylla lidera o ranking brasileiro e sul-americano sub-18 do salto triplo, além de estar em 14º lugar no ranking juvenil da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), com a marca de 12,85 metros, obtidos em maio, em São Bernardo do Campo.

Antes dos Escolares, Whaylla havia conquistado medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18, realizado em Porto Alegre, em outubro, quando saltou 12,78 metros.

A promessa do atletismo rio-pretense está no 2º ano do Ensino Médio, tem 1,72 metro de altura e também coloca como meta defender o Brasil em competições internacionais. Ela começou a praticar atletismo em 2015, com o técnico rio-pretense Flávio Santos e atualmente é treinada por Rodrigo Grampo.