Palmeiras joga para estragar festa do FlaÍcone de fechar Fechar

BRASILEIRÃO

Palmeiras joga para estragar festa do Fla

Em caso de empate ou derrota do Verdão, Flamengo fatura título sem entrar em campo


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O Campeonato Brasileiro pode ter pela primeira vez na história a definição de um título sem o time campeão estar em campo. O Flamengo é quem pode neste domingo, 24, comemorar a conquista em plena folga, desde que o Palmeiras não derrote o Grêmio, no Allianz Parque, às 16h. Apenas a vitória do time alviverde é capaz de manter a disputa viva pelo menos até a próxima rodada.

A chance de ter a definição só é possível porque o Flamengo tem 13 pontos de vantagem e um jogo a mais do que o vice-líder, o Palmeiras. A equipe rubro-negra não entra em campo neste fim de semana pois disputou a final da Copa Libertadores no sábado. O time antecipou o compromisso previsto para esta rodada ao enfrentar o Vasco no dia 13.

Ainda assim, o Flamengo vai acompanhar atentamente a movimentação do placar no Allianz Parque para quem sabe voltar a comemorar a conquista do Brasileiro após dez anos. Se o empate ou a derrota do Palmeiras não vierem, a nova chance de ser campeão será na quarta-feira, ao receber o Ceará, no Maracanã, em busca de uma vitória simples.

Se for campeão neste domingo, o Flamengo será o primeiro time brasileiro a celebrar a conquista nacional pela televisão, sem estar em um jogo. Mesmo desde a adoção do formato dos pontos corridos, em 2003, o campeão sempre estava em campo quando houve a definição do título.

O Palmeiras, do técnico Mano Menezes, precisa de uma improvável série de resultados para superar o Flamengo e se tornar campeão. A equipe tem de ganhar as cinco partidas restantes e torcer para o rival carioca conseguir no máximo um empate nos quatro compromissos que lhe restam. Realista, o próprio elenco considera muito difícil tal façanha se concretizar.

"A gente sabe que está muito difícil, que é muito complicado, não pode ficar se enganando à toa. Tem de terminar o campeonato bem, na segunda colocação, que é importante para o clube", admitiu o atacante Dudu ao fim da última rodada.

A pouca expectativa por uma reviravolta no Brasileiro deixou a semana do Palmeiras até mais leve. Os jogadores trabalharam na Academia de Futebol em clima tranquilo, distante de se ter um ambiente de intensa cobrança. Mano chegou a ensaiar nas atividades variações no time titular, como as entradas do meia Lucas Lima e do atacante Borja.

A principal dúvida é sobre a presença de Luiz Adriano. O atacante tenta se recuperar de lesão na coxa direita e pode atuar. Quem retorna ao time é o zagueiro Gustavo Gómez, que esteve ausente do último compromisso para servir a seleção paraguaia. Com lesão na panturrilha esquerda, o volante Felipe Melo fica fora.

Meta

Diante da dificuldade de conquistar o título brasileiro, o Palmeiras pode fechar a temporada com pelo menos um objetivo alcançado. Terminar como vice-campeão é uma marca importante financeiramente, pois a premiação é de R$ 31,3 milhões, ante R$ 29,7 milhões para o terceiro colocado. O concorrente direto nessa corrida é o Santos.

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.

GRÊMIO

Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Tardelli (André) e Everton; Luciano. Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO). Local: Allianz Parque, em São Paulo, às 16 horas deste domingo, 24, com transmissão ao vivo da TV Globo.