RF alerta sobre golpe aplicado por falsos fiscais Ícone de fechar Fechar

NÍVEL NACIONAL

RF alerta sobre golpe aplicado por falsos fiscais

Receita Federal esclarece dúvidas sobre um golpe que está sendo aplicado nas empresas; criminosos se passam por falsos fiscais


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A Receita Federal alerta aos contribuintes sobre golpe que está sendo aplicado por falsos fiscais a empresas em busca de dinheiro fácil. De acordo com a Receita, esses falsos fiscais afirmam que são da Associação de Auditores Fiscais e entram em contato para vender, falsamente, assinaturas ou anúncios em revistas do Fisco.

Os golpistas enviam e-mails ou ligam para as empresas, apresentam-se pessoalmente, sempre bem vestidos e com uma carteira funcional falsa. Eles solicitam os livros contábeis e lavram termos fiscais, criando toda uma encenação levando o contribuinte a achar que realmente está conversando com um fiscal. Eles conseguem passar pela fiscalização, pois pedem quantias em dinheiro.

A Receita Federal esclarece que não tem nenhuma revista ou associação autorizada a falar em seu nome. E o contribuinte percebendo que se trata de um falso fiscal, deve chamar a Polícia Civil ou a Polícia Federal para registrar o flagrante.

O Fisco ainda ressalta “que nenhum Auditor-Fiscal da Receita Federal visita ou faz qualquer exigência ao sujeito passivo sem um documento escrito. Além disso, todo e qualquer valor devido à União deve ser recolhido por meio de DARF pelo sistema financeiro, jamais por um servidor.”