Clubes de assinaturas têm clientela fielÍcone de fechar Fechar

Consumidores

Clubes de assinaturas têm clientela fiel

Consumidores de Rio Preto pagam mensalidade fixa e recebem, no conforto de casa, produtos como vinhos, cervejas, roupas e livros; praticidade e economia são os atrativos desse tipo de serviço


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Oferecer serviços ou experiências cobrando uma mensalidade fixa, como num clube, é uma febre no mercado. Apesar de a ideia não ser muito nova, os "clubes de assinatura" vêm se popularizando e se consolidando como uma das grandes revoluções do modelo de negócio do varejo tradicional.

Anos depois de a Netflix transformar a forma de vender seu produto - oferecendo serviço por assinatura pelo qual o cliente pode assistir a quantos filmes e séries quiser, a qualquer momento e em qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet - esse mercado virou febre.

Serviços como barbearia, clubes de cervejas ou vinhos, livros, cafés, carnes e até meias e cuecas podem ser adquiridos por assinatura e o consumidor recebe o produto todos os meses no conforto da sua casa. Os preços variam de acordo com a categoria do produto ou serviço, mas podem ir de R$ 20,90 (revelação de fotos) até R$ 74 (duas garrafas de vinho) - veja quadro com algumas opções nesta página.

E se a comodidade é tanta, é claro que conquistou um público fiel, como o policial militar Elvis Sales, 37 anos. Há três anos ele fez a sua primeira assinatura em um clube de cervejas. Gostou tanto que no ano seguinte passou a assinar mais um serviço que oferece a bebida.

"Optei pelo serviço porque neles são oferecidas cervejas exclusivas, que só assinantes conseguem ter acesso, não são como essas que se encontra em qualquer supermercado. Além disso, são produtos especialmente separados para os assinantes. No plano que fiz, todos os meses junto eu recebo um copo exclusivo e como sou colecionador, o serviço vem muito a agregar", diz.

Além da comodidade, e de poder receber produtos indicados e separados pelos mais renomados profissionais do setor, a economia também é um atrativo dos clubes de assinatura. Pagar uma taxa fixa mensalmente para receber os produtos pode significar uma economia se comparado ao valor que ele custaria caso fosse vendido no varejo ou fosse adquirido separadamente - nos casos de serviços. A economia varia de acordo com o tipo de serviço ou produto oferecido.

Apaixonado por vinhos, o advogado Danilo de Carvalho Abdala, 33 anos, é cliente de um clube assinatura que entrega duas garrafas da bebida todos os meses em sua casa. O rótulo que vai chegar é sempre surpresa, o que proporciona conhecer os mais variados tipos da bebida.

"Como eu e minha esposa gostamos e consumimos bastante vinho, acaba sendo vantajoso. Sempre vem um rótulo diferente e recebemos o produto antes de ele entrar para a venda e ser encontrado nos supermercados. Além disso, o valor é bem vantajoso. Se eu fosse comprá-los no supermercado, pagaria até 50% mais caro", conta o advogado.

Esse mercado tem chamado a atenção pela diversificação de serviços oferecidos. Até mercados que estavam em crise e perdendo consumidores há anos conseguiram se reerguer e conquistar esse novo modelo de consumidor.

O mercado editorial é um deles. Após quedas nas vendas e fechamentos de livrarias renomadas, o modelo de negócio que entrega livros na casa do consumidor conquista adeptos.

Maria Vitória, de um ano e três meses, ainda nem sabe ler, mas recebe todos os meses em sua casa livros infantis. A assinatura de dois serviços de entrega de livros mensais é feita pela mãe dela, a educadora física Etiene Suelen Pinto, de 34 anos. "Adoro porque oferece uma variedade bem grande de produtos para o bebê. Além disso, tem a expectativa de a caixa chegar e a surpresa de ver o que veio dentro. As caixas são bem coloridas e alegres, minha bebê fica toda empolgada quando vê", conta a educadora física.

Na maioria dos clubes de assinaturas de livros é possível o assinante traçar um perfil do produto que quer receber, variando de acordo com a idade e estilo de leitura.

"Como os livros são selecionados para a idade dela, faz com que ela interaja bastante com as histórias. Ela adora", lembra Etiene.

A praticidade dos clubes de assinatura chamaram a atenção do publicitário Marcos Ricardo Mathias, 24 anos. Depois que deixou a casa dos pais e passou a morar sozinho, serviços simples como comprar meias e produtos de perfumaria passaram a ser feitos através de uma assinatura mensal.

"A correria do dia a dia é tanta que eu esquecia de ir nas lojas comprar essas coisas, daí vi que tinha um clube de assinatura que mandava pares de meias e os produtos de higiene pessoal e perfumaria, não pensei duas vezes e assinei. É mais comodidade e praticidade, além de o preço ser atrativo também", conta.

Lucro

O mercado não tem sido positivo apenas para os consumidores. As empresas também estão ganhando e muito com esse novo modelo de negócio. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os clubes de assinatura aumentaram cerca de 167% nos últimos quatro anos, no Brasil. Eles movimentaram cerca de R$ 1 bilhão.

Os dados mostram ainda que em 2014 o País tinha apenas 300 clubes de assinatura, hoje já são 880. Pequenos, médios e grandes empresários - nos mais diferentes segmentos - apostam nessa forma de cobrança para a entrega de um produto ou serviço.

Ao contrário da venda tradicional, do varejo, em que a compra acontece de maneira rápida e muitas vezes até impensada, na venda por assinatura isso raramente acontece e há maior relação entre empresa e consumidor. Assim, quem opta por esse tipo de negócio precisa também se atentar em estabelecer uma relação saudável e a longo prazo com seu cliente. Afinal, o cliente só continuará com o serviço se ele estiver satisfeito.

A popularização e a conquista de mercado dos clubes de assinatura foram impulsionados pelo sucesso do mercado de delivery no Brasil. Os serviços de entrega rápida cresceram em função da crise que atingiu o País nos últimos anos. Empresários aproveitaram o mau momento para inovar e antes os pedidos eram feitos por telefone, hoje os consumidores podem fazê-los por aplicativos e sites. Já as entregas ganharam as mais diversas formas, além dos veículos tradicionais como motos, as bicicletas também viraram aliadas.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery movimentou R$ 11 bilhões em 2018, alta de quase 10% em relação ao ano anterior. (SM)

Phosfato

  • Serviço: Clube de assinatura de revelação surpresa de fotos. Quem assina o serviço recebe mensalmente uma caixa com fotos. Elas são escolhidas aleatoriamente pela plataforma e o consumidor não sabe o que receberá.
  • Valor: a partir de R$ 20,90 / mês

Allps Alimentos Saudáveis

  • Serviço: A empresa entrega mensalmente um kit com alimentos saudáveis, que vai desde biscoitos, snacks e barrinhas, até pães, massas e bolos. Tudo supervisionado por uma nutricionista. Há opções de alimento zero lactose e sem glúten também. A entrega é feita mensalmente e em cada kit vem de 12 a 16 produtos, variando de acordo com o plano contratado.
  • Valor: a partir de R$ 66,00 / mês

Clube W

  • Serviço: Clube de assinaturas criado por uma loja virtual de vinhos. O assinante recebe em casa uma caixa com dois rótulos diferentes de vinhos, junto com uma revista especializada no assunto. O assinante nunca sabe qual vai receber, é sempre uma surpresa.
  • Valor: a partir de R$ 74,00 / mês

Glambox

  • Serviço: Clube de assinatura no segmento da beleza. A empresa monta a caixa de produtos baseando-se nas caraterísticas da assinante: cor da pele, cor e tipo de cabelo e preferências de estilo. Em cada edição da caixa é contada uma história diferente, baseada numa data comemorativa, ou acontecimento ou até a promoção de um concurso. Os produtos são de marcas consagradas de cosméticos.
  • Valor: a partir de R$ 67,90 / mês

Candy in Box

  • Serviço: O Candy in Box é uma clube de assinatura de doces. Os assinantes recebem uma caixa com guloseimas importadas. Os itens são variados: balas, chocolates, salgadinhos e bebidas. E sempre são uma surpresa, o assinante não sabe o que vai receber.
  • Valor: a partir de R$ 29,90 / mês

Reppara

  • Serviço: Clube de assinatura para serviços emergenciais em residências de todo o Brasil. Os assinantes contam com serviços emergenciais para a residência como chaveiro, consertos hidráulicos, elétricos e desentupimentos - 24 horas por dia e sete dias por semana.
  • Valor: a partir de R$ 19,90 / mês

Leiturinha

  • Serviço: Um dos mais conhecidos clubes de assinatura de livros infantis. Todos os meses os assinantes recebem em casa uma caixa surpresa contendo livros (a quantidade varia de acordo com o plano) e algum material educativo. Os títulos são separados de acordo com a idade da criança.
  • Valor: a partir de R$ 28,40 / mês

Men's Market

  • Serviço: Clube de Assinatura voltado exclusivamente ao público masculino. Todos os meses o cliente recebe em sua casa uma caixa surpresa com os produtos das categorias escolhidas. O clube oferece os mais diversos tipos de produtos como perfumaria, moda e acessório, produtos de higiene e itens para o cabelo e barba.
  • Valor: a partir de R$ 70,00 / mês