Fórum discute desenvolvimento regionalÍcone de fechar Fechar

PERSPECTIVAS

Fórum discute desenvolvimento regional

Evento será realizado nesta quinta-feira, no Teatro Paulo Moura


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O SBT Interior, emissora de televisão que abrange as regiões de Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente, promove nesta quinta-feira, 7, em Rio Preto, o Fórum SBT Conecta Desenvolvimento Regional Perspectivas 2020. Das 15h às 19h, no Teatro Paulo Moura, lideranças políticas e empresariais estarão reunidas para debater o tema "O que fazer para impulsionar, incentivar e destravar a produção e geração de empregos de São Paulo".

Os principais assuntos em discussão serão as reformas da Previdência e Tributária e seus efeitos; investimentos externos; vocação dos centros urbanos regionais e as oportunidades de crescimento, e os desafios do mercado de trabalho e a inovação tecnológica.

Segundo Luiz Barreto, diretor-geral do SBT Interior, a iniciativa para o evento busca gerar uma reflexão entre os empresários e que aponte soluções que podem ser adotadas para ajudar na retomada da economia brasileira, especialmente na região. "Havia uma expectativa para 2019 com a mudança de governo, com as questões de política econômica, mas o País ainda não reagiu", afirmou.

E, para que 2020 tenha um novo rumo - de retomada da atividade econômica - a ideia é reunir os principais atores da engrenagem, tanto da esfera política quanto da econômica, para que toda a sociedade da região possa ser beneficiada com o aquecimento da economia. Entre as lideranças políticas presentes estarão o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi e o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia.

O time de empresários será composto por Waldemar Verdi Júnior, conhecido como Deco, do Grupo Rodobens; José Luiz Franzotti, da Bebidas Poty; Jacyr da Costa Filho, do Grupo Tereos; Olavo Tarraf, do Grupo Tarraf; Ricardo Gracia, da Kidy Calçados, de Birigui, e Alexandre Zubaran, do Grupo Enjoy Hotéis.

Segundo Barreto, a escolha dos empresários está ligada à sua participação nas regiões de atuação, com nome forte e de reconhecimento. "Queremos elevar o nível da discussão convidando os principais grupos da região para que não seja um evento inócuo, mas que possamos aproveitar as ideias e entender as formas de pensar 2020."

A programação do evento, que conta com o apoio do Diário, começa às 15h, com a recepção dos convidados. A abertura fica a cargo do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo. O desenvolvimento regional será abordado pelo secretário estadual Marco Vinholi, na sequência. Retomando a programação, o empresário Waldemar Verdi Júnior aborda o Papel do Empresariado. Depois, haverá um fórum com as lideranças empresariais e políticas. Encerrando o evento, o vice-governador Rodrigo Garcia aborda o Papel do Executivo Nacional.

A expectativa é reunir cerca de 400 convidados no evento, mas quem não puder comparecer pode acompanhar os debates ao vivo, na transmissão que será feita nas redes sociais do SBT Interior. O mediador do Fórum será Marcelo Casagrande, do SBT. "Essas discussões são fundamentais, por isso estamos querendo provocar essas reflexões, conhecer o que cada um está fazendo e pensa em fazer para mudar esse cenário e, ao final, também ter uma marca mais presente, relevante e que traga discussões relevantes para a sociedade como um todo", afirmou Barreto. As inscrições estão encerradas.

 

Principais temas

  • Reformas da previdência e tributária e seus efeitos
  • Investimentos externos
  • Vocação dos centros urbanos regionais e as oportunidades de crescimento
  • Desafios do mercado de trabalho e a inovação tecnológica

Programação

  • 15h às 15h30 - Recepção
  • 15h30 às 15h45 - Abertura do Fórum (Hino Nacional, apresentação das lideranças e boas vindas)
  • 15h45 às 16h15 - Edinho Araújo - Papel do Executivo Municipal
  • 16h15 às 16h45 - Marco Vinholi - Desenvolvimento Regional
  • 16h45 às 17h - Coffee Break
  • 17h às 17h30 - Waldemar Verdi Júnior - Papel do Empresariado
  • 17h30 às 18h30 - Fórum com lideranças empresariais e políticas
  • 18h30 às 19h - Rodrigo Garcia - O papel do Executivo Estadual