Quitéria apresenta montagem 'Elas por Elas'Ícone de fechar Fechar

PERFORMANCE

Quitéria apresenta montagem 'Elas por Elas'


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Foi por meio da performance teatral que o Grupo Teatral Quitéria encontrou uma maneira de combater o machismo e a violência contra mulheres. Com a montagem "Elas por Elas", criada em 2018, o grupo explora a violência contra a mulher com o objetivo de provocar reflexão sobre o tema.

Com fomento do Prêmio Nelson Seixas/ProAC Municípios, o grupo formado por seis mulheres leva as apresentações para diferentes espaços da cidade. Nesta segunda, 2, a performance será apresentada no CÉU das Artes, às 19h. "A proposta é a de ocupar todos os espaços e ir onde o público está. Assim conseguimos atingir pessoas que precisam ser alcançadas", explica a diretora do grupo, Neuza Monção.

Ela explica que em 2019 o projeto manteve o mesmo formato, mas a abordagem passou a ser diferente. "Antes era uma peça protesto, mas agora é uma peça transformadora e conscientizadora", destaca.

Em cena, as atrizes Amanda Arabella, Amara Drudi, Beatriz Alves, Bianca Rocha e Silvia utilizam teatro, música e poesia para dar vida à história de personagens que sofrem com machismo nos seus diferentes níveis. A apresentação tem classificação etária de 12 anos, a produção tem 30 minutos de duração.

Depois das performances, as atrizes abrem espaço para uma roda de conversa, em que as mulheres são convidadas a darem seus depoimentos e trocarem experiência. "Nós crescemos muito depois de termos contato real com essas mulheres e percebemos que elas também passaram a ter mais força par resistir. Por isso acredito que nós precisamos continuar para contar mais histórias", explica Neuza.

No próximo dia 10, às 19h, o espetáculo será encenado na Unesp. A entrada é gratuita para a comunidade.