GAL promove workshop com Gustavo ColombiniÍcone de fechar Fechar

DRAMATURGIA

GAL promove workshop com Gustavo Colombini

Atividade voltada à dramaturgia será realizada nesta sexta e sábado, 30 e 1º, no Cursinho Alternativo


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Dando sequência às ações do projeto de circulação de seu espetáculo "Cabarexistência", que foi contemplado na última edição do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura, o Grupo de Apoio à Loucura (GAL) promove em Rio Preto, neste sábado e domingo, 30 e 1º, um workshop de criação dramatúrgica com o paulistano Gustavo Colombini. A atividade será realizada na sede do Cursinho Alternativo e a inscrição deve ser feita a partir de formulário disponível na página do GAL no Facebook.

A partir da leitura e análise de textos teatrais da atualidade, o dramaturgo e diretor paulistano vai apresentar um panorama sobre a produção dramatúrgica e suas reinvenções criativas. 

Ao estimular a leitura de dramaturgias e ofertar métodos de sua análise, a atividade busca destrinchar e desmistificar o texto teatral, para ativar no participante o seu entendimento e proporcionar um espaço para a construção da sua própria escrita. Para isso, o fornecimento de metodologias coletivas para a análise e exercícios básicos de leitura para a captação dos principais elementos formadores do texto teatral serão chaves para incitar a criatividade e a inventividade que cada participante carrega consigo.

Segundo Colombini, a leitura e análise dos textos pretende lançar o aprendiz ao território da "carpintaria", do "artesanato" textual, e impedir de encerrar suas ideias e opiniões apenas no campo do senso estético ou no campo do gosto pessoal. Os estudos das partes formadoras de um texto provocam a criatividade a se reconstruir em camadas, fazendo da produção dramatúrgica algo provocador e prazeroso.

Além da parte teórica, o workshop oferecerá espaço conduzido de produções individuais, garantidas por exercícios de escrita e construções narrativas. Serão abordados processos criativos e textos de diversos dramaturgos e cada integrante terá um esboço criativo de um possível projeto pessoal dramatúrgico.

Serviço

  • Laboratório de Criação Dramatúrgica, com Gustavo Colombini. Sábado, 30 de novembro, e domingo, 1º de dezembro, das 14h às 17h. Cursinho Alternativo (Av. Nossa Senhora da Paz, 1032). Gratuito