Solo de palhaça é encenado no VascoÍcone de fechar Fechar

TEATRO

Solo de palhaça é encenado no Vasco


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O espetáculo "Dona Miúda para Maiores", da palhaça Fernanda Missiaggia, que estreou no último dia 15 em Rio Preto, na sede da Cia. Cênica, vai fazer novas apresentações. A nova produção, que tem direção de Adriane Gomes e assistência de direção de Bruno Cavalcanti, vai ser encenada nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30, às 20h, no Centro Cultural Vasco. A entrada é gratuita.

O solo da palhaça, com classificação de 14 anos, integra o projeto "O que seria de nós sem essas mulheres", que foi contemplado no Nelson Seixas 2019. A produção conta a história de Dona Miúda, que está rodeada de expectativas para seu futuro. O que ela mais espera na sua vida? O que você mais esperou na sua vida? Miúda vivencia situações de forma divertida e inesperada, comuns a quase todas as mulheres, nas várias fases da vida. O espetáculo é uma descoberta de si por meio do jogo com os objetos encontrados em sua glamourosa bolsa.

Para a construção do espetáculo, foram feitas entrevistas com mulheres de 18 a 91 anos pedindo para elas responderem à seguinte pergunta: O que você mais esperou na sua vida até hoje? A partir das respostas, a atriz iniciou o processo de montagem.

A diretora do espetáculo, Adriane Gomes, é professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde deu aulas para Fernanda Missiaggia. "Para a construção do espetáculo iniciamos a coleta destes depoimentos das mulheres e a partir destas respostas começamos a ensaiar aqui em Rio Preto. Logo no início já fomos para Londrina e fizemos o primeiro encontro com a diretora. Depois foram mais dois encontros de imersão em pesquisa e ensaio para a construção do espetáculo.

A produção, neste cenário, é diferenciada. "É um espetáculo de palhaça que quebra este símbolo que muitas pessoas têm de que palhaço é para crianças. Um espetáculo para os adultos curtirem e as mulheres se identificarem", afirma Fernanda.