Antologia une escritores e poetas da língua portuguesaÍcone de fechar Fechar

ELOS

Antologia une escritores e poetas da língua portuguesa

Riopreto Shopping foi palco, na manhã deste sábado, 9, do lançamento do livro 'Elos da Língua Portuguesa', o primeiro de uma série de dez publicações envolvendo países lusófonos


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Reunindo 33 escritores de Rio Preto e de outras localidades do País, além de Portugal, a antologia "Elos da Língua Portuguesa" (HN Editora), lançada na manhã deste sábado, 9, em evento no Riopreto Shopping Center, representa o primeiro passo de um projeto que busca fortalecer os laços entre países lusófonos.

A publicação é uma iniciativa da Academia Brasileira de Escritores (Abresc), sediada em Rio Preto, a Associação Portuguesa de Poetas (APP) e a Tertúlia Lusófona. Realizada em uma das salas do Multiplex, a cerimônia de lançamento do livro foi marcada pela entrega de certificados aos escritores participantes da antologia, a apresentação de alguns contos e poemas que integram o livro e por uma performance musical da tradutora e doutora em estudos linguísticos Patrícia Reis Buzzini, idealizadora do blog "Entre Livros e Palavras", que, ao lado do maestro Paulo de Tarso, interpretou a canção "Andança", de Beth Carvalho.

O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Cultura, Pedro Ganga, que destacou a importância do projeto para a divulgação de Rio Preto entre os países onde a língua portuguesa é o idioma oficial.

O livro lançado na manhã deste sábado, 9, é o primeiro de uma série de dez publicações que serão feitas ao longo de uma década, envolvendo nove países lusófonos: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Os convidados foram recepcionados pelo fundador e presidente da Abresc, João Paulo Vani, pela professora e escritora Samira Aparecida Camargo, e pela presidente da APP, Maria Graça Melo.