Oficina de criação literária lança antologia poéticaÍcone de fechar Fechar

CHAMALITERA

Oficina de criação literária lança antologia poética

Lançamento da antologia 'Prévia Literária', com trabalhos da oficina ChamaLitera, será neste sábado, 9, durante o Sarau Literário Mãos Dadas


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Oficina de criação literária comandada pela professora e mestranda em Letras Priscila Topdjian, a ChamaLitera realiza, neste sábado, 9, no Studio Jorge Etecheber, a terceira edição do Sarau Literário Mãos Dadas. Na oportunidade, será feito o lançamento da antologia "Prévia Literária", com prosas e poesias escritas pelos participantes da oficina.

Segundo Priscila, a oficina, que é realizada todas as terças-feiras, oferece uma bagagem teórica para pessoas de diferentes formações que buscam o aprimoramento de sua escrita. Além da produção de textos, os participantes contam com aulas de teoria literária, crítica, procedimentos de criação, entre outros assuntos ligados à produção literária.

"Mensalmente, recebemos a visita de um profissional da área de Letras que compartilha com o grupo aspectos sobre os procedimentos criativos dos autores que estudam. Ao longo deste ano, eles tiveram contato com pesquisas em torno da obra de nomes como Caio Fernando Abreu, Raduan Nassar, Carolina Maria de Jesus e Manuel Bandeira", destaca a coordenadora do ChamaLitera, que é docente de Língua, Literatura e Filosofia da Unirp.

Priscila destaca que a ChamaLitera não é apenas uma oficina voltada à produção, mas, sobretudo, ao estudo teórico. "Todos os textos escritos pelos participantes são discutidos pelo grupo. Esse processo colaborativo ajuda no amadurecimento literário dos participantes da oficina", salienta.

Além de Priscila, que também assina o prefácio da antologia, o "Prévia Literária" conta com trabalhos de Fernando Buzinari, Fabiana Abranches, Lucas Oliveira, Valdir Cesar, Mariana Reis e Lucas Bertazzi. Publicado de forma independente, o livro será comercializado no sarau por um valor simbólico de R$ 10, que será usado para cobrir os custos de sua impressão.

O sarau ainda será marcado por um show do cantor Zeca Barreto e terá o bar comandado pela equipe do La Cancha. O microfone também estará aberto para pessoas interessadas em compartilhar suas poesias e prosas com o público.

Os interessados em participar do ChamaLitera podem enviar e-mail para o endereço [email protected]. "Cobramos uma taxa mensal simbólica para cobrir os gastos com o local e os professores convidados. Aliás, pesquisadores da área literária que queiram compartilhar seus conhecimentos com o grupo também podem entrar em contato com a gente", explica.

A terceira edição do sarau é dedicada ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e ao seu livro "Sentimento do Mundo" (1940). "Nele, o poeta surge atento aos acontecimentos políticos da época. 'Tenho apenas duas mãos | e o sentimento do mundo.' Esse Drummond humanista lamenta que as pessoas mantenham olhos cerrados para o mundo a ponto de permitir a violência [a Segunda Guerra Mundial] e de trocar a compaixão pelo egoísmo de quem vivem em um 'terraço mediocremente confortável'."

Serviço

  • III Sarau Literário Mãos Dadas. Sábado, 9 de novembro, às 19h30. Studio Jorge Etecheber (Rua Silva Jardim, 4053 - Santa Cruz). Gratuito