Reeditado, álbum resgata a saga italiana na região de Rio PretoÍcone de fechar Fechar

'El' Italiani dell' Araraquarense'

Reeditado, álbum resgata a saga italiana na região de Rio Preto

Álbum histórico da região com reportagens e publicidades, cuja reedição foi coordenada pelo professor Agostinho Brandi, é lançada nesta sexta-feira, 8, no Riopreto Shopping


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Aos 88 anos, o educador, pesquisador e historiador Agostinho Brandi se mostra incansável. Formado em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do "Sagrado Coração de Jesus", de Bauru, e em estudos sociais pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras, de Lins, ele é uma das principais referências do assunto na cidade. Ocupante da cadeira número 3 na Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, ele acaba de coordenar a reedição de um álbum histórico com reportagens e publicidades.

Desenvolvido em 1925, pelo italiano Corinaldesi Federico, o álbum reeditado, denominado "El' Italiani dell' Araraquarense - Rio Preto, Catanduva, Santa Adélia, Taquaritinga e Mattão", será lançado nesta sexta-feira, 8, às 20h, no Riopreto Shopping Center. A obra, com capa dura e 250 páginas, será vendida por R$ 300.

A renda das vendas da publicação será revertida totalmente para a construção da sede da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira Amici d'Italia, que em 2019 completa 30 anos de atuação em Rio Preto, com prestação de serviços à colônia italiana da cidade e da região. A entidade foi fundada pelo médico José Carlos Padovez.

O álbum "El' Italiani dell' Araraquarense", que é escrito em italiano, reproduz, por meio de reportagens e publicidades dos anos 1920, o contexto histórico, social, cultural e econômico de Rio Preto e região que, na época, levava o nome de Região Alta Araraquarense, por conta da Estrada de Ferro Araraquara (1896-1971), principal meio de transporte de carga e passageiros da época.

Agostinho Brandi afirma que o álbum foi lançado em 1925 em comemoração à visita do general Pietro Badoglio a Rio Preto e faz um importante resgate da própria colônia peninsular e de sua contribuição e influência. O leitor, segundo o organizador, terá a possibilidade de entender melhor os acontecimentos da época. "O álbum faz um resgate da história de Rio Preto e a participação da colônia italiana no desenvolvimento da cidade. Retrata também a participação dos italianos no setor econômico de todas as cidades retratadas pelo álbum."

Reproduções de publicações jornalísticas, publicitárias e fotos ajudam o leitor a entender melhor o papel de cada família no desenvolvimento das cidades. Entre os assuntos abordados em suas 250 páginas, está a fundação da Sociedade Italiana "Cesare Battisti", presidida por Romualdo Negrelli, que também era agente consular. Nos esclarecimentos do álbum, Brandi explica que Cesare Battisti foi um conhecido jornalista italiano assassinado durante a Primeira Guerra Mundial. Ele tornou-se um mártir e por isto recebeu a homenagem da colônia italiana local.

No álbum, o leitor vai encontrar informações de famílias de Rio Preto, como Negrelli, Cherubini, Bonfá, Tedeschi, Montoro, Fava, Vendramini, De Lucca di Vicenzo, Fuscaldo, Pollachini, Corradini, Benincasa, Spotti, Zini Lorenzi, Bellintani, Muzegante, Balzi, Crippo, Aiello, Massini, Andretto, Conizza, Marotta, Scrocco, Menezello, Rosan, Roveri, Pernichelli, Gambassi, Delboni, Purita, Demonte, De Pizzol e Ballarotti.

Outras famílias são retratadas na região. De Cedral há informações de Scarpelli, Beolchi, Muzegante, Genaro e Benito Malzone. Já de Potirendaba, a lista traz Scarpelli, Managó, Benfatti, Greco, Bergamo, Scaranelli, Oliva, Lupo, Amato, Proietti, Contador, Cavallari, Muraro e Roma. Taquaritinga tem Curti. E, de Dobrada, a família Accorsi.

Agostinho Brandi explica que na época foram lançados três álbuns históricos da região. Trata-se do álbum de Rio Preto 1918 e 1919, que foi lançado em conjunto pela Prefeitura e o Instituto Histórico, e do álbum ilustrado da Comarca 27 e 29, que tiveram reedições. O "'El' Italiani dell' Araraquarense" estava em falta.

Serviço

  • Lançamento da reedição do álbum "El' Italiani dell' Araraquarense". Nesta sexta-feira, 8, às 20h, no Riopreto Shopping Center