GENERAL SALGADO

Obra sobre Coronel Silvério é lançado na região


    • máx min
- - 06.Nov.2019

A escritora Zélia P. De Melo Martins decidiu prestar uma homenagem à sua família. A moradora de General Salgado, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros de Rio Preto, lançou no dia 26 de outubro, na Câmara Municipal da cidade, um livro sobre o seu avô.

Trata-se da obra "A Trajetória da vida de um Coronel", que fala sobre a vida e carreira do Coronel Silvério da Cunha Lacerda, um dos primeiros moradores de Cedral. Mãe de quatro filhos e avó de seis netos, ela decidiu resgatar a história da família e documentar em um livro.

Pesquisadora e orgulhosa da sua origem, Zélia é filha de Theotonio Alves de Mello e Maria das Cores Cunha. Nascida em junho de 1942, ela conta que, com grande apego ao passado, ela decidiu contar a história familiar para revelar como foi o ontem e como é o hoje do progresso da cidade.

O leitor acompanha nas páginas a história de Silvério da Cunha Lacerda, que nasceu no dia 25 de julho de 1875, em Santa Rita do Passa Quatro, e mudou-se para Taiúva quando se casou com Francisca Teodora da Cunha e teve oito filhos. Na década de 20, ele foi para Cedral, onde tornou-se juiz de paz. No final dos anos 30, ele adquiriu terras no Distrito de Prudêncio e Moraes, município de General Salgado. Na cidade, ele empresta o nome a um estabelecimento educacional.

Sileni Alonso, neta da autora, afirma que além de contar a história do Coronel Lacerda, o livro mostra uma árvore genealógica muito interessante. "Autoridades, o historiador da cidade de Cedral, José Roberto Perozim, e muitos membros da família Cunha participaram do lançamento em General Salgado. Ficamos muito orgulhosos".