O mundo será iluminado novamenteÍcone de fechar Fechar

CINEMA

O mundo será iluminado novamente

Comédia com Cate Blanchett e animação da Disney também estreiam na cidade


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Um criador que odeia sua própria criação. Autor de cinquenta livros best-sellers no mundo, o romancista Stephen King amargava uma grande decepção. A versão cinematográfica do seu primeiro grande sucesso "O Iluminado", publicado em 1977 e adaptado para as telonas pelo diretor Stanley Kubric em 1980 não agradou King, mesmo o filme tendo sido aclamado. Para o escritor, Kubric negligenciou aspectos importantes na construção do personagem Jack Torrence e considerou a escalação do ator Jack Nicholson para o papel como "um carro de luxo, sem motor".

Em 2013, o autor lançou "Doutor Sono", obra que dá sequência à história de Danny Torrence, sobrevivente do Overlook Hotel e que ganha as telonas do Brasil nesta quinta-feira, dia 7. Essa continuação é dirigida por Mike Flanagan e segundo o próprio Stephen King "redime" os gargalos existentes em "O Iluminado". Em sua conta no Twitter, King disse que "a clareza da narrativa é o que o torna especial [o filme]". O longa é distribuído pela Warner Bros. Pictures com produção da Intrepid Pictures e Vertigo Entertainment.

Flanagan é um dos nomes promissores do terror e já tem no currículo a direção de filmes como "O Espelho" (2013), "Ouija 2" (2016) e a série produzida pela Netflix "A Maldição da Residência Hill" (2018).

A história se passa quarenta anos depois da tragédia do Overlook Hotel. Ainda extremamente marcado pelo trauma que sofreu quando criança no Hotel Overlook, Danny (vivido pelo ator Ewan McGregor) lutou para encontrar o mínimo de paz. Para tentar se curar do alcoolismo, Danny se estabelece em uma pequena cidade, onde consegue um emprego em um hospício local. Mas a paz que ele procura é destruída quando cria um vínculo telepático com a paciente Abra (interpretada por Kyliegh Curran), uma menina com poderes tão fortes quanto aqueles que ele tenta bloquear. Abra é uma adolescente corajosa com um dom extrassensorial, conhecido como Brilho.

Ao formarem uma improvável aliança, Danny e Abra se envolvem em uma batalha de vida ou morte com Rose (Rebecca Ferguson). A inocência de Abra e a maneira destemida que ela abraça seu Brilho fazem com que Danny use seus próprios poderes como nunca, enquanto enfrenta seus medos e desperta os fantasmas do passado.

O filme tem produção de Trevor Macy e Jon Berg e o elenco principal ainda conta com Carl Lumbly, Zahn McClarnon, Emily Alyn Lind, Bruce Greenwood, Jocelin Donahue, Alex Essoe e Cliff Curtis.

Comédia

Rio Preto também recebe nesta quinta-feira, 7, "Cadê Você, Bernadette?", uma comédia misteriosa e inspiradora que mostra as perturbações da renomada arquiteta Bernadette Fox (Cate Blanchett), que há vinte anos abandonou a profissão para dedicar-se à família. Só que, aparentemente, a vida longe do trabalho transformou o que era uma profissional dedicada em uma mulher atrapalhada. E o fato de sofrer de agorafobia - o medo de estar em lugares abertos ou em meio a multidões - parece não ajudar.

Antes de viajar com a família para a Antártida, ela arquiteta um plano audacioso em busca de sua autodescoberta e simplesmente desaparece. A filha, vivida pela atriz Emma Nelson, busca descobrir onde sua mãe foi e qual os motivos que levaram ao desaparecimento dela.

Com direção de Richard Linklater, o roteiro é baseado no best-seller da autora Maria Semple. O elenco ainda conta com os atores Billy Crudup (Elgie Branch), Kristen Wiig (Audrey), Laurence Fishburne (Paul Jellinek) e Judy Greer (Dra. Kurtz).

Animação

Diversão para a família com a estreia da animação "Link Perdido", distribuída pela Walt Disney. No filme, o investigador de mitos Sir Lionel (Hug Jackman) tenta ser levado a sério pelos colegas. Sua última chance de ganhar respeito é provar a existência de um ancestral primitivo do homem, conhecido como link (Elo) perdido. Mas quando ele consegue encontrar o ancestral, terá que embarcar em uma nova aventura na busca pela espécie de Link. Chris Butler é quem assina a direção e o roteiro do filme.