Dia da Consciência Negra é tema de mostra no MercadãoÍcone de fechar Fechar
    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O Dia da Consciência Negra é comemorado todo 20 de novembro para conscientizar sobre a importância do negro na sociedade brasileira. A data marca o aniversário da morte de Zumbi, grande líder guerreiro do quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, assassinado em 1695. Em Rio Preto, várias ações estão sendo realizadas para celebrar a data e uma delas é a exposição "Beleza e Religiosidade Afro".

A mostra, organizada pelo Fotoclube Rio Preto e Branco, com a direção de fotografia de Paulo Berton, será lançada neste sábado, 9, no espaço Edson Baffi, localizado no Mercado Municipal. Até o dia 17 deste mês, o público de Rio Preto e região irá conferir gratuitamente fotografias de personalidades da cidade clicadas por oito fotógrafos.

Ao todo, a mostra é formatada com 24 fotografias, reproduzidas no tamanho 30 por 45 centímetros, de Caroline Romani, João Bôsco Guerreiro, Paulo Berton, Priscila Beal, Ruy Barbosa Jr, Valdecir Gerotto, Victor Natureza e Suzi Ruiz. Por meio de vários olhares e sensibilidades, a mostra retrata desde momentos no Ilê Asé Abì Ajagunã, assim como vestimentas de Orixás, até retratos que valorizam a cultura e a beleza negra.

Serviço

  • Exposição "Beleza e Religiosidade Afro". De sábado, 9, até dia 17 deste mês, no espaço Edson Baffi, no Mercado Municipal. Informações: (17) 99214-1414