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Atendimento no Poupatempo é terceirizado

Ganha Tempo terá ampliação e implantação de novos serviços


    • São José do Rio Preto
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Os funcionários da Prefeitura de Rio Preto que atendem no Poupatempo e no Ganha Tempo Cidadão serão substituídos por terceirizados a partir da segunda quinzena de dezembro. No lugar dos cerca de 50 servidores públicos que atendem nos dois locais serão contratados cem atendentes, por meio da empresa Esperança Serviços Eireli, que venceu a licitação para prestar os serviços durante um ano ao custo de R$ 3.973.896,00. Com a mudança, oito novos serviços serão oferecidos no Ganha Tempo e outros serão ampliados.

De acordo com o secretário da Fazenda, Angelo Bevilacqua, apenas os funcionários de carreira com cargo de liderança permanecerão nos dois órgãos. "Chefias continuam com funcionários da Fazenda [Secretaria]. São pessoas que ficam na retaguarda e tomam as decisões, esses não serão substituídos."

Atualmente, segundo dados da Prefeitura, há 39 funcionários concursados pelo município no Poupatempo e outros 15 servidores e mais oito estagiários no Ganha Tempo Cidadão. Esses funcionários serão distribuídos para as outras secretarias do município para repor vagas deixadas por servidores aposentados nos últimos anos. "Esse pessoal que trabalha hoje no atendimento do Ganha Tempo e do Poupatempo vai ser realocado", afirmou Bevilacqua.

Além da substituição, a Fazenda contratou 46 atendentes a mais que ajudarão nos oito novos postos que serão implantados no Ganha Tempo Cidadão, instalado no shopping Cidade Norte. Os novos serviços são de protocolos, Acessa São Paulo, Orienta SUS, Justiça Eleitoral (267ª Zona Eleitoral), Vigilância Sanitária e das secretarias de Educação, Obras e Trabalho.

O posto da Secretaria da Fazenda ganhará seis novos atendentes, o Detran mais quatro funcionários e o de RG outros quatro. "Vamos aumentar a oferta de serviços, que já têm no Poupatempo, para atender a população de uma região com mais de 200 mil habitantes", afirmou o secretário.

Para ampliar os atendimentos, o secretário informou que o Ganha Tempo vai para um espaço maior dentro do shopping. No geral, os cem terceirizados serão divididos em 70% para o Poupatempo e 30% para o Ganha Tempo.

Economia

O secretário afirma que a substituição por funcionários terceirizados é para economizar. "Se fizer as contas dos salários com os encargos sociais e trabalhistas, o servidor público vai sair muito mais caro", disse. Atualmente o salário médio mensal de cada agente administrativo é de R$ 4.031,77. "No terceirizado eu não sofro com falta em caso de licenças. Se falta, eles [empresa] repõem, pois eu preciso manter o atendimento", afirmou.

Serviços de atendimento

  • Poupatempo: rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h
  • Ganha Tempo Cidadão: shopping Cidade Norte. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 15h

Serviços já existentes

  • Carteira de identidade
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Licenciamento de Veículo
  • Seguro Obrigatório
  • Atestado de Antecedentes Criminais
  • Habite-se
  • Certidões
  • Laudos e licenças
  • Cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência
  • Entre outros

Ampliação no Ganha Tempo

  • Carteira de identidade (mais 4 postos)
  • Detran (mais 4 postos)
  • Sec. Fazenda (mais 6 postos)

Implantação no Ganha Tempo

  • Protocolos
  • Serviços da Sec. de Educação
  • Vigilância Sanitária
  • Serviços da Sec. de Obras
  • Serviços da Sec. de Trabalho
  • Justiça Eleitoral
  • Orienta SUS
  • Acessa São Paulo