Centro para moradores de rua é inauguradoÍcone de fechar Fechar

Missão Vida

Centro para moradores de rua é inaugurado


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Um novo centro de acolhimento e recuperação de moradores de rua será inaugurado na tarde deste sábado, 30. O prédio foi construído em um terreno entre Rio Preto e Guapiaçu, às margens da rodovia Assis Chateaubriand, e poderá receber até 62 pessoas.

Chamado de Missão Vida, o centro nasceu da iniciativa de um grupo de integrantes da Igreja Presbiteriana de Rio Preto, incluindo o agropecuarista Antônio Cabrera Mano Filho, um dos financiadores da construção.

O centro a ser criado será a 10ª filial de um programa assistencial dos presbiterianos chamado Missão Vida, criado em 1983. Atualmente, o projeto atua em seis estados e tem sede em Anápolis (GO).

"Graças a Deus ficou pronto em pouco tempo. As obras iniciaram em março deste ano e vamos inaugurar dentro da data prevista. Todo mundo se empenhou para ficar pronto este espaço que vai abrigar 62 moradores de rua", diz o agropecuarista.

Mesmo antes da inauguração, a Missão Vida já abriga um morador de rua, um homem que veio de outro Estado e que foi acolhido pela equipe e atualmente ajuda na finalização da obra.

"As 62 vagas serão usadas para acolher temporariamente moradores de rua de Rio Preto e de Guapiaçu. Quem vai ajudar na triagem serão as assistentes sociais das prefeituras destas duas cidades", explica o agropecuarista.

O processo de ajuda ao morador de rua é de sete meses, feito com tratamento médico e terapia para deixar a dependência de drogas e bebidas, seguido de mais quatro anos de capacitação técnica e participação em reuniões religiosas e cultos. A recuperação dos moradores de rua será acompanhada de capacitação profissional, para que as pessoas saiam preparadas para voltar para o mercado de trabalho.

Um dos coordenadores do centro, o missionário Evangelista dos Anjos Gomes afirma que o acolhimento deve começar a partir de 10 de dezembro deste ano. "Inicialmente, uma equipe de 11 pessoas vai trabalhar com os moradores de rua. Estamos bastante empolgados em ajudar na recuperação das pessoas que vivem na rua em Rio Preto, um problema que é visivelmente muito grande na cidade", diz missionário.