Vestibular da Fuvest será neste domingoÍcone de fechar Fechar

MARATONA

Vestibular da Fuvest será neste domingo

Aprovados nesta primeira etapa do vestibular fazem uma segunda prova


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18
Rio Preto

Menos de uma semana depois de encarar a prova da Unicamp, agora é a vez de os estudantes enfrentarem o temido vestibular da Fuvest que oferta vagas para estudar na Universidade de São Paulo (USP). Apenas em Rio Preto, 2.624 inscritos farão a prova no campus da Unip e da Unilago. Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h30 e fechados às 13h.

Para fazer o exame, os candidatos devem portar um documento de identidade original com foto e e caneta esferográfica azul. É permitido o uso de lápis ou lapiseira para rascunho, bem como borracha, apontador e régua transparente. A USP oferece 11.147 vagas para 106 carreiras de graduação.

Segundo o professor de língua portuguesa Henrique Faria Bello, a prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é conhecida por ser mais conteudista. "A Fuvest valoriza o conteúdo trabalhado ao longo do Ensino Médio. As questões em vários momentos traçam interpretação de texto, ora de jornais, ora de revistas, também cobra muito vocabulário e questões gramaticais", apontou o professor.

Na área de exatas, o professor de física João Cesar Toreggio de Araujo, diz que em muitas questões de exatas existem dicas com o quadro note e adote. "Esse quadro traz bastante informações sobre o que o exercício tem que considerar. Nós falamos para os alunos ficarem bem atento a esse quadrinho logo abaixo da questão".

Neste domingo, 24, os candidatos terão que responder 90 questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química em cinco horas. Os melhores classificados serão convocados para segunda fase, nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020.

Cronograma

  • 24 de novembro de 2019 - Prova da 1ª fase
  • 9 de dezembro de 2019 - Divulgação da lista de convocados e dos locais de prova da segunda fase
  • 13 a 21 de dezembro de 2019 - Provas de Habilidade Específica de alguns cursos (Música e Artes Visuais)
  • 5 e 6 de janeiro de 2020 - Provas da 2ª Fase da maior parte dos cursos (Medicina, Psicologia, Engenharias, entre outros)

Horário

  • Fique atento ao horário de abertura e fechamento dos portões. A duração da prova é de cinco horas na 1ª fase. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h com início da prova

O que levar

  • Documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul. É permitido o uso de lápis para rascunho e de borracha, apontador e régua transparente. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova

Proibidos

  • Não é permitido utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento