Alunos de Potirendaba dão um final ao conto "Por Trás Daquela Porta"Ícone de fechar Fechar
    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Cerca de cem alunos com idade entre 9 e 10 anos, do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vitório Botaro, de Potirendaba, tornaram-se escritores por alguns momentos graças ao projeto "Por Trás Daquela Porta", desenvolvido pela pedagoga Janaína Spolidorio. Ela é autora de um conto com o mesmo nome, que foi adotado em diversas escolas pelo Brasil.

No conto, Lucinha convive bastante com a avó durante a infância, mas quando a menina chega à idade adulta a avó morre e ela recebe a chave de uma porta que nunca pôde abrir. No cômodo, encontra um baú cheio de recordações e uma carta da avó. O conto, no entanto, termina sem que a jovem abra a correspondência. Uma professora de Caetité, na Bahia, entrou em contato com Janaína relatando que os alunos haviam ficado intrigados com o conto sem final.

Aí a pedagoga teve a ideia de incentivar a leitura selecionando escolas para dar continuidade à história. A unidade de Potirendaba foi uma das três escolhidas. Cerca de cem alunos participaram da confecção de sugestões, que foram enviadas à escritora, que já havia passado por São José dos Campos e Joinville (Santa Catarina). Na manhã desta sexta-feira, 29, a pedagoga fez a leitura do capítulo redigido com base nas sugestões das crianças da região de Rio Preto.

A próxima parada é a cidade que motivou tudo, Caetité, na Bahia. "Eu pensei que poderia abrir outras portas na educação. No capítulo de Caetité, eu vou abrir uma nova porta. Nós já abrimos inscrições para as escolas se inscreverem até fevereiro de 2020, mas as que já estão continuam no projeto, porque elas têm a continuação da história com as crianças", diz Janaína.

Alessandra Cristina de Oliveira Bachini, professora da Escola Municipal Vitório Botaro, conta que os alunos ficaram empolgados em participar de um projeto como esse. "Eles indiretamente seriam os escritores, isso incentivou muito", diz. Neste ano, o projeto da Semana Literária do município foi conto, o que colaborou para maior aprendizado sobre esse formato de texto.

"Foi uma oportunidade incrível que eles tiveram, porque, além de ler muito, fazer as atividades propostas, eles se sentiram escritores", relata a professora, destacando a importância da leitura. "Através dela, eles vão dar asas à imaginação, viajar por aquele mundo fantástico, porque vão criar a história deles e vai ajudar no desenvolvimento da escrita."

Tipo Sanguíneo

Durante exame geral na clínica, o médico pergunta para o caipira:

- Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo, seu João?

O caipira balança a cabeça e responde sem muita firmeza:

- Oia, dotô, eu acho que é do tipo vermelho!

Sem futebol

Dois amigos se encontram:

- Rapaz, você parece preocupado.

O amigo responde:

- Sim, e estou muito. O médico disse que não posso jogar futebol.

- Sério? Ele te examinou?

O outro rapaz então responde:

Não, ele me viu jogando.

 

Lançamento

Neste sábado, 30, no shopping Iguatemi, a Livraria Leitura vai receber o lançamento do livro "Contarte uns Contos". Uma obra escrita pelos alunos da professora Lívia Laís Femina Figueiredo. O evento começa a partir das 16h30.

Mini Cars

No Plaza Avenida Shopping, os "mini cars" vão fazer parte da programação para as crianças, com réplicas em miniatura motorizadas de carros e motos. Os ingressos custam R$ 15 para passeios de até 10 minutos. Na sexta e no sábado é das 10h às 22h. No domingo, das 14h às 20h.

Cinema e vídeo

Tem exibição de cinema no Sesc com o filme "Pets 2 - A vida Secreta dos Animais", um grande sucesso entre a criançada. O evento é neste domingo, 1º, das 15h30 às 17h, no Teatro do Sesc. A retirada de ingressos é no local a partir das 15h, por ordem de chegada. É gratuito.

QuizUp

Este aplicativo de jogo on-line é para quem gosta de desafiar os amigos ou adversários aleatórios de todo o mundo. Ele conta com uma variedade de tópicos como: conhecimentos gerais, marcas, esportes, Harry Potter, Disney, filme, internet, videogames entre outros. O aplicativo também tem um ranking de classificação - quanto mais pontos você ganhar, maior a chance de subir na tabela.

 

A Garota que Lia

  • Autor: Kiran Millwood Hargrave
  • Editora: Jangada

O livro conta a história de uma menina chamada Isabella, que mora em uma ilha rodeada de lendas e sonha em visitar as terras distantes que seu pai, um cartógrafo, mapeou. A aventura começa quando sua melhor amiga desaparece e Isabella resolve fazer parte de uma equipe de busca, guiada por mapas antigos e seu conhecimento das estrelas. Ela viaja pelos territórios esquecidos da ilha, onde vai encarar criaturas perigosas.

 

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019