Campanha conscientiza sobre anemiaÍcone de fechar Fechar

RIO PRETO

Campanha conscientiza sobre anemia


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Termina nesta sexta-feira, 8, uma campanha feita pelos alunos de medicina da Unilago para conscientizar os pacientes de 18 UBSs de Rio Preto sobre a anemia, doença que atinge de 40% a 50% das crianças de até 6 anos.

"Afeta o desenvolvimento motor, cognitivo, vai ter dificuldade de aprendizado, na fala, de audição, vai crescer pouco, ganhar pouco peso e ter disposição a infecções", explica o pediatra e professor Gaspar Paes Leme Coutinho. Os alunos levaram banners e panfletos sobre o assunto.

A anemia ocorre quando há menos células vermelhas, que transportam oxigênio, do que o normal, ou existe baixa concentração de hemoglobina no sangue. Pode ser uma doença isolada ou o sintoma de outros problemas. O tratamento varia, mas a ingestão de alguns alimentos ajuda, como feijão e vegetais verde-escuros.

De acordo com Geraldo, a ideia é ampliar a ação. Uma das medidas é o desenvolvimento de alimentos que levem acerola, como suco, geleia e sorvete - a fruta tem muita vitamina C, que ajuda na absorção de ferro. A intenção é realizar oficinas para ensinar pais a prepararem as comidas.