Grupo Diário da Região   | segunda-feira, 28 de outubro
IMG-LOGO
Home Gastronomia
Gastronomia

Aprenda a preparar três receitas de refeições rápidas e saborosas

Chef indica refeições simples de preparar com ingredientes umami, considerado o quinto gosto básico do paladar humano

Da Redação - 28/10/2019 16:07

Está em dúvida sobre o que preparar para um lanche rápido ou o que servir no jantar? A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, indica três receitas para se ter na manga em qualquer situação: talharim ao sugo, sanduíche de rosbife e bruschetta integral.

Segundo Lisiane essas opções não só são vantajosas pelo tempo de preparo, mas também são receitas saudáveis, que entram em qualquer dieta e proporcionam saciedade, garantindo uma refeição completa. “Os ingredientes presentes nas preparações como o molho de tomate, o rosbife e o tomate cereja conferem o gosto umami e garantem o prolongamento do gosto por muito mais tempo”, explica a chef, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda.

O umami foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Confira a seguir as receitas:

TALHARIM AO SUGO

Ingredientes

500g de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de glutamato monossódico

1/2 pacote de macarrão tipo talharim, cozido (250g)

Modo de preparo

No copo do liquidificador, coloque metade do tomate e bata até obter um suco. Reserve. Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até que dourem ligeiramente. Acrescente o tomate restante e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até desmanchar parcialmente. Adicione o tomate batido, o sal e o glutamato monossódico, e cozinhe em fogo médio, por 5 minutos. Retire do fogo, regue o macarrão e sirva em seguida.

*Dica: Se preferir um molho mais encorpado, acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de tomate.

SANDUÍCHE DE ROSBIFE

Ingredientes

2 fatias de pão de forma integral

Recheio

2 colheres (sopa) de requeijão light (30g)

4 fatias finas de rosbife picadas (10g)

1 colher (sopa) de cenoura ralada (10g)

½ pepino em rodelas finas (90g)

1 folha de alface crespa

Modo de preparo

Passe o requeijão nas fatias de pão. Em uma das fatias, ajeite as fatias de rosbife, a cenoura ralada, o pepino e o alface. Feche o lanche com a outra fatia e delicie-se.

BRUSCHETTA INTEGRAL

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (24 g)
Meia colher (chá) de sal (2,5 g)
6 fatias de pão de forma integral (150 g)
1 e meia xícara (chá) de muçarela ralada (120 g)
1 e meia xícara (chá) de tomates-cereja cortados em 4 partes (200 g)
1 xícara (chá) de rúcula picada grosseiramente (30 g)

Modo de preparo
Em uma tigela pequena, coloque o azeite e o sal, e misture. Pincele as fatias de pão com metade do azeite temperado e disponha-as em uma assadeira média. Divida a muçarela entre as fatias e cubra com o tomate, previamente misturado com o azeite restante. Leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por 10 minutos, ou até derreter a muçarela. Retire do forno, cubra as bruschettas com a rúcula e sirva em seguida

Dica do chef: antes de servir as bruschettas, regue a rúcula com um fio de azeite de oliva.

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: