Liga da Famerp promove Campanha da PsoríaseÍcone de fechar Fechar
    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O dia 29 de outubro é o Dia Mundial da Conscientização da Psoríase, criado com o objetivo de conscientizar sobre os tipos da doença, tratamentos adequados e estimular a ida do paciente ao consultório ou clínica de um médico dermatologista. Para celebrar a data, a Liga da Dermatologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp realizará uma Campanha da Psoríase neste sábado, 19, às 9h, no Plaza Avenida Shopping.

O evento, que é aberto a toda população, vai informar que, apesar de não ter cura, a psoríase tem controle e que o tratamento pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Atualmente, a doença afeta cerca de cinco milhões de brasileiros. Apenas no Hospital de Base, em Rio Preto, cerca de 600 pacientes portadores da doença estão cadastrados.

Lesões arredondadas, avermelhadas e descamativas na pele, que geralmente aparecem nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo, são alguns dos sintomas/sinais da doença. Pacientes com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriática, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

Durante o evento, que será realizado no 1º piso do shopping (próximo ao Centro Médico de Especialidades), acadêmicos de medicina, médicos dermatologistas e reumatologistas oferecerão atendimentos, porém sem prescrição. O objetivo é a educação e a conscientização sobre o assunto. Rio Preto possui estudos multicêntricos internacionais em relação à doença. Alguns especialistas presentes no evento também participam desses ensaios clínicos.

Serviço

  • Campanha de orientação sobre a psoríase. Neste sábado, 19, das 9h às 13h, no Plaza Avenida Shopping (próximo ao Centro Médico). Gratuito.